Bioprospecção de microrganismos resistentes e/ou degradadores de herbicidas
DOI:
https://doi.org/10.52945/rac.v19i2.930Palavras-chave:
pesticidas, biodegradação, resistência a herbicidas.Resumo
O uso de herbicidas facilita o controle das plantas daninhas, mas preocupa quando o assunto é impacto ambiental. Por isso, muitos cientistas vêm somando forças para entender mais sobre os herbicidas e as suas relações com o ambiente. Foi realizado um estudo com o objetivo de isolar microrganismos com genes de resistência e/ou degradação de herbicidas utilizados na cultura do arroz. Foram realizados dois experimentos: 1) verificação da presença de microrganismos em um tanque de descarte de agrotóxicos; 2)isolamento de microrganismos de dois frascos do herbicida Bispyribac-sodium (Nominee®), um novo e outro em uso, e a capacidade desses microrganismos usarem o agrotóxico como única fonte de carbono. Foram utilizados os meios de cultura nutriente-ágar (NA), Sabouraud e meio mínimo (MM). No experimento 1 constatou-se a presença de microrganismos no tanque de descarte. No experimento 2 foram isolados microrganismos do interior dos dois frascos de herbicida testados. Ainda nesse experimento, observou-se a capacidade de utilização do herbicida pelos microrganismos. As cepas isoladas neste trabalho foram purificadas e direcionadas para testes de resistência e/ou degradação de outros agrotóxicos.
Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
27-05-2006
Edição
Seção
Artigo Científico
Licença
Copyright (c) 2006 Agropecuaria catarinense

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0 - internacional), permite:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato para qualquer finalidade, mesmo comercialmente.
Adaptar — remixar, transformar e desenvolver o material para qualquer propósito, mesmo comercialmente.
Como Citar
Bioprospecção de microrganismos resistentes e/ou degradadores de herbicidas. (2006). Agropecuária Catarinense, 19(2), 60-64. https://doi.org/10.52945/rac.v19i2.930