Tendências de mercado e o potencial do Oeste Catarinense para a fruticultura
Keywords:
Strategic planing, fruits, offerAbstract
Antes de iniciar o cultivo de frutíferas, o agricultor, investidor ou empreendedor deve procurar responder uma importante questão: “Existe mercado para minha produção?”. É necessário buscar informações de demanda do consumidor, volume, sazonalidade, padrão de qualidade, embalagem e logística de entrega no planejamento do empreendimento, principalmente pela perecibilidade das frutas, e as estratégias de comercialização devem estar definidas antes mesmo de iniciar o plantio. Depois de conhecer o mercado a ser atendido, deve-se buscar as informações técnicas para o planejamento de implantação do pomar, como: clima e solo favoráveis para cada espécie, escolha e preparo da área, aquisição de mudas de qualidade e todos os manejos subsequentes no pomar. A fruticultura mostra-se como alternativa às outras atividades, sendo uma opção de maior rentabilidade a produtores em pequenas áreas, diversificando a produção e a renda familiar. Desta forma, o objetivo desta publicação é contextualizar as tendências para o mercado de frutas e sugerir potencialidades para o desenvolvimento da fruticultura na região oeste catarinense.
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