Saiu a nova edição da revista Agropecuária Catarinense!

2023-09-13

Os eventos climáticos e meteorológicos extremos são cada vez mais comuns no mundo inteiro. Grande parte dos desastres naturais infelizmente é atribuída ao comportamento humano. A poluição, as mudanças climáticas e o esgotamento dos recursos são questões que precisam ser enfrentadas com urgência pela sociedade. As secas, as ondas de calor, os furacões, as tempestades e as enchentes poderiam ser evitadas se o homem mudasse de atitude.

Para mitigar os efeitos da mudança climática, institutos de pesquisa estão trabalhando juntos e desenvolvendo soluções inovadoras. Os pesquisadores da Epagri, em parceria com outras instituições, estão criando materiais adaptados aos extremos climáticos. Este é o caso do SCSBRS 126 Dueto, um cultivar de arroz desenvolvido para ajudar na segurança alimentar. Leia o artigo de Rubens Marschalek na nova edição da RAC e conheça o potencial do novo cultivar da Epagri. 

A bananicultura também é destaque na revista. O sistema de monitoramento da sigatoka, uma das principais doenças da bananeira, se destaca pelo sucesso do método adotado em Santa Catarina. Além disso, a densidade do bananal foi avaliada em um estudo com o cultivar de banana Prata SCS453 Noninha.

Outro tema relevante para a pecuária catarinense vem do Planalto Serrano: os principais cultivares de forrageiras registrados pela Epagri em uso hoje no sul do Brasil.

Confira esses e outros assuntos em https://publicacoes.epagri.sc.gov.br/rac/issue/view/284

Participe dos 35 anos da Revista Agropecuária Catarinense!

Submeta seu artigo!

Revista Agropecuária Catarinense
A ciência não pode parar!