Novas regras no processo de submissão de artigos da revista

2024-12-20

Novas regras no processo de submissão de artigos da revista

A equipe editorial da revista Agropecuária Catarinense, sempre atenta às inovações editoriais e buscando alinhamento com as bases da ciência aberta, comunica alterações nas regras de submissão de artigos. A partir de dezembro/2024, a revista passou a adotar duas mudanças significativas para a submissão e revisão de seus manuscritos: a adoção da taxonomia CRediT e o depósito dos dados dos artigos.

A adoção da taxonomia CRediT tem por objetivo caracterizar melhor os papéis dos autores de seus artigos publicados em revistas científicas. A Taxonomia de Contribuições de Autoria (CRediT) é uma taxonomia de alto-nível que inclui 14 opções para representar os papéis normalmente desempenhados por autores para a produção acadêmica e científica. As funções descrevem as contribuições específicas de cada autor para a pesquisa acadêmica e científica, mesmo que cada autor possa assumir múltiplos papéis.

Mas o que isso muda na prática? A partir de agora os autores de trabalhos submetidos à RAC devem ter os seus papéis definidos já no envio do manuscrito para que essa informação seja acrescentada na publicação final dos artigos aceitos.

A segunda mudança se refere à questão de depósito de dados dos artigos.

A partir de agora, os autores dos novos artigos serão incentivados a compartilhar todos os dados de pesquisa referentes aos seus manuscritos submetidos na revista. A prática de compartilhamento dos dados está alinhada com os princípios da ciência aberta, reforçando o compromisso da revista com as melhores práticas editoriais e disseminação do conhecimento científico. Assim, a disponibilização dos dados de pesquisa permite a sua reutilização em novos estudos e garante a transparência das pesquisas desenvolvidas. Além disso, os autores poderão divulgar o local onde os dados brutos estão armazenados, a menos que isso não seja possível por questões éticas, de privacidade ou confidencialidade.

Para saber mais sobre esses temas, consulte a página da revista em “Políticas” e “Normas de publicação” antes de submeter seus novos trabalhos.

Por fim, outra novidade na RAC é a Publication facts, que permite verificar aspectos que envolveram o desenvolvimento e a tramitação do manuscrito, bem como o número de revisores, o tempo para publicação, etc. Além de aumentar a credibilidade, é um  recurso que amplia a transparência da revista. Tem um artigo publicado na revista? Consulte a Publication facts no final da página do seu artigo na plataforma da revista.

Ficou curioso para saber mais? Consulte a página da revista e aproveite para ver a nova edição de 2024. Gostou das mudanças? Submeta seu artigo à revista Agropecuária Catarinense e publique em 2025! A revista aceita submissões de artigos em português e inglês, conta com 15 indexadores, não cobra taxas de publicação e oferece períodos de tramitação mais ágeis.

Leia, publique, cite, curta e compartilhe a RAC!
Revista Agropecuária Catarinense
A ciência não pode parar!