Dinâmica de populações aplicada ao cultivo da carpa comum – Capacidade de suporte
DOI:
https://doi.org/10.52945/rac.v34i3.1041Palavras-chave:
Piscicultura, estimativa de biomassa, policultivo de peixesResumo
Este trabalho tem por objetivo fornecer informações técnicas sobre a dinâmica de população aplicada ao policultivo de carpas para maximização da produção de biomassa. Nesta nota técnica, apresentamos a capacidade de suporte aplicada no cultvo da carpa comum (Cyprinus carpio) cultivada em sistema de policultvo em viveiros escavados (área de 250m2) com e sem a presença de aeração. Para tanto, é necessário o conhecimento prévio de algumas variáveis, tais como: viveiro-área, espécie cultvada, densidade populacional, população inicial, data de peixamento, data de despesca, produção total do viveiro, taxa de sobrevivência, conversão alimentar, percentagem de indivíduos na produção e duração do cultvo. A espécie de carpa comum quando cultivada no sistema com aeração, com densidade de 1 peixe 2m2, apresenta no pico de 27,8 meses uma biomassa máxima de 183.772 gramas (183,77Kg), sendo que é neste período que deve ser efetuada a despesca total, com tendência de lucro máximo.
Métricas
Referências
GUNKEL, G.; MATTA, E.; SELGE, F.; Da SILVA, G.M.N.; SOBRAL, M.C. Carrying capacity limits of net cage aquaculture in Brazilian reservoirs. Brazilian Journal of Enviromental Sciences, v.36, p.128-144, 2015. DOI: https://doi.org/10.5327/Z2176-947820151008.
MATOS, A.C. Dinâmica de Populações Aplicada à Aqüicultura. Monografia como parte das exigências para a obtenção do título de Engenheiro de Pesca. Universidade de São Carlos (UFSCar), São Carlos, SP, 1977.
MATOS, A.C. Efeito da Aeração e da Taxa de Renovação de Água em Policultivo de Peixes. Mestrado em Aquicultura, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), 1996.
SANTOS, E.P. Dinâmica de populações aplicada à pesca e piscicultura. São Paulo, HUCITEC. Ed. Universidade de São Paulo (USP), 1978.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Ângelo Paggi Matos, Anastácio Castelo Matos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.