Educação e capacitação profissional

desafios para a formação de novos agricultores familiares

Autores

  • Márcio Antonio de Mello Epagri/Centro de Pesquisa para Agricultura Familiar
  • Milton Luiz Silvestro Epagri/Centro de Pesquisa para Agricultura Familiar

DOI:

https://doi.org/10.52945/rac.v15i3.1311

Palavras-chave:

renda, sucessão

Resumo

Este artigo discute a importância da educação formal no processo de formação de uma nova geração de agricultores e baseia-se em uma
pesquisa realizada em 116 unidades de produção representativas da agricultura familiar do oeste de Santa Catarina, onde foram entrevistados os pais, os filhos e as filhas com idade entre 15 e 29 anos. Os resultados da pesquisa mostram que acabaram ficando nos estabelecimentos justamente aqueles filhos que tiveram menos tempo de estudo. Constatou-se que os jovens com idade entre 20 e 30 anos, potenciais candidatos à sucessão da
unidade familiar, possuem um baixo grau de instrução formal, na grande maioria, apenas até a 4ª série do ensino fundamental, o que
dificulta o desempenho da atividade agropecuária, bem como a organização e o desenvolvimento de novas oportunidades de renda,
como é o caso da produção agroecológica, a agroindustrialização artesanal, o turismo rural, dentre outras. Isto sugere a necessidade
de encontrar alternativas para recuperar o atraso escolar da maioria dos atuais e potenciais sucessores do estabelecimento paterno, bem
como o desenvolvimento de métodos alternativos de educação formal que contribuam para valorizar o espaço rural e que fortaleçam as
relações econômicas e sociais do espaço rural.

Referências

pdf

Downloads

Publicado

seg-09-02

Edição

Seção

Informativo Técnico

Como Citar

Educação e capacitação profissional: desafios para a formação de novos agricultores familiares. (2002). Agropecuária Catarinense, 15(3), 55-59. https://doi.org/10.52945/rac.v15i3.1311

Artigos Semelhantes

1-10 de 35

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)