Influenza aviária de alta patogenicidade

um alerta global para a saúde animal, humana e do meio ambiente

Autores

  • José Henrique de Oliveira Cidasc/ Departamento Regional de Criciúma
  • Carolina Damo Bolsanello Cidasc/ Escritório Central
  • Daniel Remor Moritz Cidasc/ Departamento Regional de Criciúma
  • Cláudia Scotti Ducioni Matos Cidasc/ Escritório Central

Palavras-chave:

gripe aviária, vírus

Resumo

O Brasil e Santa Catarina têm posições de destaque na avicultura. O país é o segundo maior produtor e maior exportador de aves, assim como Santa Catarina é o segundo maior produtor de aves entre os Estados da federação. Diante desse cenário, a ameaça da Influenza Aviária ligou o alerta pela detecção de alguns casos em aves silvestres. Este mansucrito chama atenção para o problema da Influenza Aviária e as ações para conter o problema. 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

José Henrique de Oliveira, Cidasc/ Departamento Regional de Criciúma

Graduação em medicina veterinária pela Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, (2012). Atualmente trabalha na Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina, CIDASC, nas funções de Coordenador Regional de Defesa Sanitária Animal do Departamento Regional de Criciúma e médico veterinário oficial da Unidade Veterinária Local de Urussanga.

Carolina Damo Bolsanello, Cidasc/ Escritório Central

Médica veterinária formada pela UFPel, possui especialização em Higiene e Inspeção de Produtos Animais. Atuando em Defesa Sanitária Animal há 18 anos, 5 destes na Coordenação Estadual de Sanidade Avícola da Cidasc.

Daniel Remor Moritz, Cidasc/ Departamento Regional de Criciúma

Bacharel em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005), especialização em Proteção Vegetal pela Universidade Federal de Viçosa (2015) e mestrado em Fitotecnia com ênfase em Virologia Vegetal (2021) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Desde 2006 atua em defesa fitossanitária na Companhia Integrada de Desenvolvimento Agropecuária de Santa Catarina (Cidasc) e atualmente ocupa o cargo de Gestor do Departamento Regional da Cidasc Criciúma.

Cláudia Scotti Ducioni Matos, Cidasc/ Escritório Central

Formada em Medicina Veterinária no CAV - UDESC - Lages no ano de 1995 e trabalha na Cidasc desde 2010, no escritório Central em Florianópolis. Iniciou na Coordenação de Epidemiologia na qual desenvolveu atividades até 2017, trabalhou como Gestora da Divisão de Laboratório da Cidasc de 2017 a 2021. Atualmente desenvolve as atividades na Coordenação de Sanidade Avícola participando no desenvolvimento de ações para prevenção de doenças emergenciais com a Influenza Aviária.

Referências

sem

Downloads

Publicado

2024-05-14

Como Citar

de Oliveira, J. H., Bolsanello, C. D., Moritz, D. R., & Matos, C. S. D. (2024). Influenza aviária de alta patogenicidade: um alerta global para a saúde animal, humana e do meio ambiente. Agropecuária Catarinense, 37(1), 5–6. Recuperado de https://publicacoes.epagri.sc.gov.br/rac/article/view/1840

Edição

Seção

Opinião

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)