Cultivares Epagri de mandioquinha-salsa
da avaliação participativa à adoção e impactos à cadeia produtiva
Palavras-chave:
Mandioquinha-salsa, Agricultura familiar, Cultivares, Avaliação participativaResumo
O cultivo comercial de mandioquinha-salsa em Santa Catarina foi introduzido como alternativa de produção à agricultura familiar desde o final da década de 1990 e início dos anos 2000, inicialmente, nas regiões de Canoinhas e da Grande Florianópolis, através de um trabalho conjunto entre Embrapa e Epagri. Porém, se concretizou como alternativa de produção a partir deste período na comunidade de Rio Fortuna no município de Angelina, que se tornou à época até os dias atuais, o principal pólo produtor de raízes e disseminador de mudas. Atualmente há tendência e interesse de agricultores de outras regiões catarinenses em também adotarem esta cultura como alternativa de produção. Porém, estas perspectivas somente se tornaram viáveis a partir do lançamento e indicação dos cultivares Epagri de mandioquinha-salsa, SCS 380 Inca e SCS381 Coqueiral. Cultivares com maior capacidade de adaptação à sistemas de cultivo de menor impacto ambiental e as condições edafoclimáticas de diferentes regiões do Estado, além de maior produtividade. Desta forma, este cultivo tende a se consolidar como uma alternativa de diversificação de produção, geradora de renda estável, com potencial de agregar valor a partir de transformação da biomassa, viabilizando-se como uma cultura ainda mais relevante para a pequena agricultura familiar, diminuindo e/ou evitando o êxodo rural, gerando novos negócios a cadeia produtiva e contribuindo de forma direta e/ou indireta com o crescimento e desenvolvimento à uma economia circular regionalizada e sustentável.
Métricas
Referências
IBGE. Censo Agropecuário 2017: Resultados definitivos, Santa Catarina. 2017. Disponível em: https://censoagro2017.ibge.gov.br/templates/censo_agro/resultadosagro/pdf/sc.pdf. Acesso em: 10 maio 2024.
PANDOLFO, C.; RICCE; W.S.; MASSIGNAM, A. M.; VIANNA, L. F.N.; SILVA, P.F. Análise de risco climático para o cultivo de mandioquinha-salsa em Santa Catarina. Epagri/Ciram, 5p. 2022. Disponível em: https://ciram.epagri.sc.gov.br/ciram_arquivos/site/boletins_culturas/risco_climatico/SC_Mandioquinha_Salsa.pdf. Acesso em: 10 maio 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Eduardo da Costa Nunes, Darlan Rodrigo Marchesi, Carlos Alberto Koerich, Marcelo Zanella
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.