Proporções de turfa e casca de arroz carbonizada como substratos para mudas de maracujazeiro-azedo

Autores

Palavras-chave:

Passiflora edulis Sims, crescimento vegetativo, características físico-químicas

Resumo

A escolha de um substrato ideal é fundamental para a produção de mudas de qualidade. Objetivou-se avaliar o efeito de diferentes proporções de turfa (T) e casca de arroz carbonizada (CAC) na produção de mudas de maracujazeiro-azedo. O experimento foi conduzido no delineamento em blocos ao acaso com seis formulações de substrato (100%CAC, 80%CAC/20%T, 60%CAC/40%T, 40%CAC/60%T, 20%CAC/80%T e 100%T), com quatro repetições e seis mudas por parcela. Avaliaram-se altura das mudas (cm), número de folhas, diâmetro do caule (mm), massa seca da raiz (MSR) e da parte aérea (MSPA) (g) após 150 dias da semeadura, sendo os dados obtidos submetidos à análise de regressão polinomial. Foram analisadas também as características físicas e químicas dos substratos formulados. A máxima resposta das mudas foi estimada em  64,3% de turfa para MSR, 70,2% para diâmetro do caule, 71,9% para número de folhas, 82,1% para MSPA e 83,7% para altura. Estas formulações apresentaram alta porosidade, pH mais ácido e alta capacidade de retenção de água. Os substratos com proporções entre 64-84% de turfa e 36-16% CAC promovem maior crescimento de mudas de maracujazeiro-azedo.

Métricas

Carregando Métricas ...

Publication Facts

Metric
This article
Other articles
Peer reviewers 
3
2.4

Reviewer profiles  Indisp.

Author statements

Author statements
This article
Other articles
Data availability 
N/A
16%
External funding 
No
32%
Competing interests 
Indisp.
11%
Metric
This journal
Other journals
Articles accepted 
33%
33%
Days to publication 
147
145

Indexed in

Editor & editorial board
profiles
Publisher 
Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina - Epagri

Biografia do Autor

Marina Martinello Back, Empresa de pesquisa agropecuária e extensão rural de Santa Catarina

Engenheira Agrônoma, graduada pela UFRGS (2014). Possui mestrado em Fitotecnia pela UFRGS (2017) na área de propagação de frutíferas. Doutorado em Fitotecnia pela UFRGS (2021) com ênfase em melhoramento genético de pessegueiro. Atualmente é pesquisadora da EPAGRI na Estação Experimental de Urussanga, na área de melhoramento genético de frutíferas de clima tropical.

Henrique Belmonte Petry, Empresa de pesquisa agropecuária e extensão rural de Santa Catarina

Graduado, mestre e doutor em Agronomia/Fitotecnia pela UFRGS (2009, 2012 e 2014, respectivamente). Atualmente, é pesquisador da Epagri/Estação Experimental de Urussanga, liderando projetos com maracujazeiro em Santa Catarina. Também atua como Professor de Fruticultura na Unibave - SC. Desde 2022, é o Presidente da Sociedade Brasileira de Fruticultura.

Darlan Rodrigues Marchesi, Empresa de pesquisa agropecuária e extensão rural de Santa Catarina

Eng. Agrônomo (UDESC, 1995), com MBA em Gestão Empresarial (UNESC, 2005) e Mestrado em Fitotecnia (UFRGS). Atualmente, é Coordenador Estadual do Programa Olericultura na EPAGRI e Agente Técnico de Extensão Rural, além de ser Professor (licenciado) na UNIBAVE nas áreas de fertilidade e nutrição de plantas. Atua nas áreas de Desenvolvimento Rural Sustentável, com foco em Horticultura e Sistema Plantio Direto de Hortaliças (SPDH).

Gilmar Schafer, UFRGS

Eng. Agrônomo pela UFRGS, mestrado e doutorado em Fitotecnia pela UFRGS. Atualmente é professor Titular da UFRGS, no Departamento de Horticultura e Silvicultura atuando como professor de Floricultura. Atua como professor e orientador no Programa de Pós-Graduação em Fitotecnia da UFRGS e é responsável pelo Laboratório de Substrato para Plantas.

 

Referências

BACK, M.B.; PETRY, H.B.; SCHAFER, G. Avaliação de características físico-químicas de substratos comerciais utilizados na produção de mudas de maracujazeiro-azedo. Agropecuária Catarinense, Florianópolis, v.36, n.1, p18-20, 2023. DOI: https://doi.org/10.52945/rac.v36i1.1589.

FERMINO, M. H. Substratos: composição, caracterização e método de análise. Guaíba: Agrolivros, 112p, 2014.

SÔNEGO, M.; BRANCHER, A.; PERUCH, L. A. M.; PETRY, H. B. Efeito do tamanho da muda de plantio sobre a produção do maracujá-azedo em clima subtropical. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO SOBRE CULTURA DO MARACUJAZEIRO/SEMINÁRIO SUL-BRASILEIRO SOBRE MARACUJAZEIRO, Arroio do Silva, SC. 2017. Anais[...] Urussanga, Epagri, 92p, 2017.

PETRY, C. Plantas ornamentais: aspectos para a produção. Passo Fundo: Ed. Universidade de Passo Fundo, 2oed, 202p., 2008.

PETRY, H. B.; MARCHESI, D. R.; BACK, M. M.; DELLA BRUNA, E.; SCHÄFER, G.; MELETTI, L. M. M. Produção de mudas de maracujazeiro-azedo em ambiente protegido: dimensionamento e manejo do ambiente de produção. Agropecuária Catarinense, Florianópolis, v.32, n.3, p37-39, 2019. DOI: https://doi.org/10.22491/RAC.2019.v32n3.1

SCHAFER, G. E LERNER; L. B. Physical and chemical characteristics and analysis of plant substrate. Ornamental Horticulture, (s.l.), v.28, n.2, p181-192, 2022. https://doi.org/10.1590/2447-536X.v28i2.2496

Publicado

2025-11-21

Como Citar

Back, M. M., Petry, H. B., Marchesi, D. R., & Schafer, G. (2025). Proporções de turfa e casca de arroz carbonizada como substratos para mudas de maracujazeiro-azedo. Agropecuária Catarinense, 38. Recuperado de https://publicacoes.epagri.sc.gov.br/rac/article/view/2140

Edição

Seção

Nota Científica

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2