Biometria testicular de touros da raça Crioula Lageana
DOI:
https://doi.org/10.52945/rac.v22i3.830Palavras-chave:
Circunferência escrotal, recursos genéticos, bovinos, Bos taurus taurusResumo
O trabalho teve por objetivo estudar a biometria testicular de touros da raça bovina Crioula Lageana. O experimento foi realizado em Lages, SC, onde foram examinados 60 animais com idades entre 18 e 144 meses. Osanimais foram agrupados em quatro tratamentos de acordo com a idade, sendo o Tratamento I formado por animais de 18 meses de idade, o Tratamento II por animais com idades entre 24 e 36 meses, o Tratamento III por animais com idades entre 48 e 60 meses e o Tratamento IV por animais com idades de 72 meses ou mais. Os parâmetros estudados
foram: a) circunferência escrotal (CE); b) comprimento (CT) e largura testicular (LT); c) volume testicular (VT) e d) formato testicular. Concluiu-se que os touros da raça Crioula Lageana atingem a maturidade sexual entre os 18 e 24 meses e que os parâmetros comprimento, largura e o volume testicular dessa raça aumentam até os 5 anos de idade.
Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
21-12-2009
Edição
Seção
Artigo Científico
Licença
Copyright (c) 2009 Agropecuaria catarinense

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0 - internacional), permite:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato para qualquer finalidade, mesmo comercialmente.
Adaptar — remixar, transformar e desenvolver o material para qualquer propósito, mesmo comercialmente.
Como Citar
Biometria testicular de touros da raça Crioula Lageana. (2009). Agropecuária Catarinense, 22(3), 53-58. https://doi.org/10.52945/rac.v22i3.830