Dicas da ABEC Meeting 2017

Transcrevemos abaixo a reportagem do site da ABEC, em que constam algumas dicas do que foi proferido no evento.

....

O penúltimo dia do ABEC Meeting 2017 foi recheado de muita troca de informações. A primeira palestra da programação foi ministrada pelo professor Benedito Barraviera (foto) (ABEC; Unesp), sobre “Transição da publicação seriada para a contínua: todo cuidado é pouco”. Barraviera destacou a importância de os autores se atentarem para os erros nas citações de seus periódicos, sob pena de prejudicarem o fator de impacto das publicações.

“A maioria das revistas impressas que disponibilizam também no formato eletrônico continua mantendo a forma tradicional de citação, ou seja, ano; volume (número do fascículo): páginas inicial-final, além do DOI number. As que migraram para o formato eletrônico citam os artigos de diferentes formas, embora todas usem o DOI. As Bases de dados são unânimes em preferir utilizar o DOI number como forma de busca e citação”, argumentou, durante sua apresentação.

De acordo com o professor, as plataformas CV Lattes (CNPq Brazil), ORCID, Mendeley, entre outras, utilizam diferentes maneiras de citação dos artigos eletrônicos. “A inserção dos artigos eletrônicos nas Bases Clarivate Analytics e ScopusElsevier, que geram respectivamente o Fator de Impacto e o Cites/doc está sujeita a um grande número de erros!”, alerta Barraviera. Ele ainda argumenta que a citação de artigos publicados em revistas eletrônicas em fluxo contínuo ainda é um grande desafio. O DOI number se define dia a dia como forma ideal de busca e citação”, concluiu.

Em seguida, foi a vez do professor Ricardo Azevedo apresentar informações importantes sobre “Por que monitorar citações de seu periódico”. Ele salientou que poucas citações perdidas podem não significar muito para periódicos que recebem centenas, milhares de citações, mas podem fazer toda diferença para outros periódicos, principalmente se o número de artigos publicados é reduzido. “Citação errada também influencia outros índices do pesquisador. É importante manter as informações corretas nas plataformas de dados literatura.

 

Azevedo lembrou que existe um ferramenta no WoS para gerar alertas de citações (do próprios artigos, de artigos dos periódicos e para palavras-chaves). Como sugestões, ele orientou: “Leia sobre índices e procure entender como são calculados; monitore seu periódico para os índices rotineiramente; confira e garanta que a lista de referências esteja correta e corrija erros de citações prontamente”.

Já o professor Rui Seabra, presidente da ABEC, abordou o tema: “Como evitar problemas com autoria”. “O problema de autoria é quando atrasa a publicação e pode desgastar as colaborações. É importante resolver quem serão os possíveis coautores, antes de iniciar a pesquisa. O que é combinado, não sai caro”, destacou.

A reportagem completa encontra-se em: https://www.abecbrasil.org.br/novo/2017/11/abec-meeting-2017-discutiu-entre-outros-temas-o-problema-dos-erros-de-citacao-dos-periodicos-cientificos/

Mais informações sobre a abertura do evento em:

https://www.abecbrasil.org.br/novo/2017/11/abertura-do-abec-meeting-2017-contou-com-a-presenca-do-secretario-estadual-de-ciencia-tecnologia-e-ensino-superior-do-parana/