Submissões
Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.- A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
- O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word ou similar. O texto está em espaçamento duplo, fonte Arial 12 e emprega itálico em termos estrangeiros. As figuras e tabelas, com as respectivas legendas, estão inseridas no final do texto em resolução baixa, e as figuras também em “Arquivo Suplementar”, em alta resolução. O local de inserção das figuras e tabelas é apontado no texto.
- Os dados (nome, formação, endereço etc.) do autor e dos coautores são informados de forma completa da plataforma de submissão, nos metadados do trabalho. Não esquecer de fornecer o Orcid dos participantes do trabalho no processo de submissão, fazendo o registro daqueles que não possuem. Vale lembrar que esses dados não devem acompanhar o manuscrito (arquivo submetido com o texto para revisão).
- Foram incluídos os metadados (título, subtítulo, termos para indexação e outros) tamb´ém em inglês no passo 3 (Inserir metadados) da submissão
- Citações e referências estão de acordo com as regras da publicação? DOI e URLs para as referências foram informadas quando utilizadas fontes de ambiente virtual.
-
Foram tomadas medidas para garantir a avaliação às cegas pelos pares. Não há menção à instituição, estação experimental ou laboratório onde foi feito o experimento. (Norma válida para as seções “Informativo Técnico”, “Nota Científica”, “Artigo Científico” e “Revisão Bibliográfica”).
ATENÇÃO: Antes de submeter o arquivo, remover do documento (e também dos arquivos suplementares) as “Propriedades do Documento” e “Informações Pessoais”, utilizando a opção “Preparar Arquivo para Compartilhar” (inspecionar documento e remover as informações pessoais) que o MS-Word disponibiliza.
- Confirmo que a Declaração de direito autoral, com a assinatura de todos os autores, foi submetida no sistema, requisito indispensável para o início da tramitação pela equipe editorial.
- O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos na aba “Normas de publicação”, principalmente no que se refere ao número máximo de páginas para a seção para a qual está sendo submetido o artigo.
- Foram citados os números dos processos de autorizações legais de pesquisa, quando necessários, para trabalhos com seres humanos, acesso ao conhecimento tradicional, recursos da biodiversidade, entre outros.
Informativo Técnico
O Informativo técnico refere-se à descrição de uma técnica já consagrada, doenças, insetos-praga e outras recomendações técnicas de cunho prático, tendo como principal público extensionistas e técnicos em geral. O assunto deve fazer parte das pesquisas ou da prática profissional do autor. Máximo de 8 páginas, incluindo figuras e tabelas. Deve ter Resumo (máximo de 15 linhas, incluindo Termos para indexação), título em inglês, Abstract e Index terms, Introdução e subtítulos, conforme o conteúdo do texto. Para finalizar a matéria, utiliza-se o subtítulo Considerações finais ou Recomendações. Agradecimentos é opcional e as referências não devem ultrapassar o número de dez.
Nota Científica
A Nota científica refere-se a pesquisa científica inédita e recente com resultados importantes e de interesse para uma rápida divulgação, porém com volume de informações insuficiente para constituir um artigo científico completo. Pode ser também a descrição de nova doença ou inseto-praga. Deve ter no máximo oito páginas (incluídas as tabelas e figuras). Deve estar organizada em título, nome completo dos autores (sem abreviação), Resumo (máximo de 15 linhas, incluindo Termos para indexação), título em inglês, Abstract e Index terms, texto corrido, Agradecimentos (opcional), Referências, tabelas e figuras. Não deve ultrapassar dez referências.
Germoplasma
A seção Germoplasma deve conter título, nome completo dos autores, Resumo (máximo de 20 linhas, incluindo Termos para indexação), título em inglês, Abstract e Index terms, Introdução, origem (incluindo pedigree), descrição (planta, brotação, floração, fruto, folha, sistema radicular, tabela com dados comparativos), perspectivas e problemas do novo cultivar ou germoplasma, disponibilidade de material e Referências. Há um limite de 12 páginas para cada matéria, incluindo tabelas e figuras
Artigo Científico
O Artigo científico deve ser conclusivo, oriundo de uma pesquisa já encerrada. Deve estar organizado em título, nome completo dos autores (sem abreviação), Resumo (máximo de 20 linhas, incluindo Termos para indexação), título em inglês, Abstract e Index terms, Introdução, Material e métodos, Resultados e discussão, Conclusão, Agradecimentos (opcional), Referências, tabelas e figuras. Os termos para indexação não devem conter palavras já existentes no título e devem ter no mínimo três e no máximo cinco palavras. Nomes científicos no título não devem conter o nome do identificador da espécie. Há um limite de 15 páginas para Artigo científico, incluindo tabelas e figuras.
Revisão Bibliográfica
A Revisão bibliográfica apresenta o estado da arte de tecnologia ou processo tecnológico das Ciências Agrárias, sobre os quais o(s) autor(es) deve(m) ter reconhecida qualificação e experiência. O texto deve apresentar não só uma análise descritiva, mas também crítica, e referências bibliográficas atualizadas. Deve conter título, nome completo dos autores (sem abreviação), Resumo (máximo de 20 linhas), incluindo Termos para indexação, título em inglês, Abstract e Index terms, Desenvolvimento, Discussão, Conclusões ou Considerações finais, Agradecimentos (opcional), Referências, tabelas e figuras. Não deve ultrapassar 16 páginas, incluindo tabelas e figuras.
Declaração de Direito Autoral
01 de Janeiro de 2020
Para a
Revista Agropecuária Catarinense
Epagri – Florianópolis
Prezado Editor,
Estamos encaminhando via digital o trabalho “título do trabalho” de autoria de “Nomes dos autores” para análise e publicação nesta revista.
O(s) autor(es) declara(m) que:
- a) O presente trabalho é original e não foi publicado ou encaminhado para publicação em nenhum outro periódico ou revista científica, independente do idioma;
- b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Agropecuária Catarinense, de forma não onerosa, o direito de reprodução, de distribuição, de tradução, de edição e de primeira publicação cujo título está acima descrito (ou o título que posteriormente for adotado para atender às sugestões dos revisores e editores), com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- c) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- d) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado;
- c) Os Conflitos de Interesse estão devidamente indicados no corpo do trabalho;
- e) Todos os autores tiveram contribuição substancial neste trabalho, no que se refere à concepção do projeto de pesquisa, análise e interpretação dos dados, redação e revisão crítica, certificando que participaram suficientemente do trabalho para tornar pública sua responsabilidade pelo conteúdo;
- f) Observou(aram) as normas para publicação e modelo de artigo da Revista;
O(s) autor(es) sugere(m) que o trabalho seja enquadrado como modalidade do trabalho (seção)
As correspondências devem ser encaminhadas ao(s) autor(es) pelo(s) e-mail: endereços eletrônicos.
Atenciosamente,
Assinatura dos autores
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Obs.: envio da carta assinada por todos os autores em formato pdf.
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