Dinâmica de populações aplicada ao cultivo da carpa comum – Capacidade de suporte

Autores

Palavras-chave:

Piscicultura, estimativa de biomassa, policultivo de peixes

Resumo

 Este trabalho tem por objetivo fornecer informações técnicas sobre a dinâmica de população aplicada ao policultivo de carpas para maximização da produção de biomassa. Nesta nota técnica, apresentamos a capacidade de suporte aplicada no cultvo da carpa comum (Cyprinus carpio) cultivada em sistema de policultvo em viveiros escavados (área de 250m2) com e sem a presença de aeração. Para tanto, é necessário o conhecimento prévio de algumas variáveis, tais como: viveiro-área, espécie cultvada, densidade populacional, população inicial, data de peixamento, data de despesca, produção total do viveiro, taxa de sobrevivência, conversão alimentar, percentagem de indivíduos na produção e duração do cultvo. A espécie de carpa comum quando cultivada no sistema com aeração, com densidade de 1 peixe 2m2, apresenta no pico de 27,8 meses uma biomassa máxima de 183.772 gramas (183,77Kg), sendo que é neste período que deve ser efetuada a despesca total, com tendência de lucro máximo.

Biografia do Autor

Ângelo Paggi Matos, Universidade Federal de Santa Catarina

Departamento de Ciência e Tecnologia de Alimentos (CCA/UFSC)

Laboratório de Biotecnologia de Alimentos (BIOTEC) e Núcleo de Microscopia de Alimentos (NUMIC)

Anastácio Castelo Matos, Epagri/Unidade Regional de Concórdia SC

Epagri/Unidade Regional de Concórdia SC, R. Romano Ancelmo Fontana 339, fone (49) 3482 6129.

Referências

GUNKEL, G.; MATTA, E.; SELGE, F.; Da SILVA, G.M.N.; SOBRAL, M.C. Carrying capacity limits of net cage aquaculture in Brazilian reservoirs. Brazilian Journal of Enviromental Sciences, v.36, p.128-144, 2015. DOI: https://doi.org/10.5327/Z2176-947820151008.

MATOS, A.C. Dinâmica de Populações Aplicada à Aqüicultura. Monografia como parte das exigências para a obtenção do título de Engenheiro de Pesca. Universidade de São Carlos (UFSCar), São Carlos, SP, 1977.

MATOS, A.C. Efeito da Aeração e da Taxa de Renovação de Água em Policultivo de Peixes. Mestrado em Aquicultura, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), 1996.

SANTOS, E.P. Dinâmica de populações aplicada à pesca e piscicultura. São Paulo, HUCITEC. Ed. Universidade de São Paulo (USP), 1978.

Downloads

Publicado

2021-11-08

Como Citar

Matos, Ângelo P., & Matos, A. C. (2021). Dinâmica de populações aplicada ao cultivo da carpa comum – Capacidade de suporte . Agropecuária Catarinense, 34. Recuperado de https://publicacoes.epagri.sc.gov.br/RAC/article/view/1041

Edição

Seção

Informativo Técnico