Dimensionamento de sistema de recirculação aquícola marinho piloto para engorda de peixes

Autores

  • Luiz Guilherme Buglione Peruch Universidade Federal de Santa catarina
  • Fabiano Muller Silva Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina
  • Katt Regina Lapa Universidade Federal de Santa catarina

DOI:

https://doi.org/10.52945/rac.v34i1.800

Palavras-chave:

Aquicultura, Qualidade de água, tratamento de água

Resumo

Os sistemas de recirculação aquícola (RAS) para o cultivo e manutenção de peixes marinhos são alternativas ao cultivo em tanques-rede. Neste sentido, esforços vêm sendo realizados para o desenvolvimento destes sistemas em escala comercial no Brasil. O objetivo do trabalho foi dimensionar e instalar em escala piloto laboratorial um RAS para produção de sardinha verdadeira. O dimensionamento levou em conta a fase de engorda da sardinha verdadeira (de 20 g até 60 g). Foram calculadas as necessidades do sistema para capacidade de 16 kg/me utilizados os seguintes equipamentos:  decantador de 0,15 m3, filtro biológico de 1 m3, filtro BEAD pressurizado de 21 m³/h, skimmer com capacidade para 16,95 m3/h e reatores UV com 40 W de potência.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Luiz Guilherme Buglione Peruch, Universidade Federal de Santa catarina

Possui graduação em Engenharia de Aquicultura pela Universidade Federal de Santa Catarina (2019). Tem experiencia em Aquicultura, atuando principalmente nos seguintes temas: Sistemas de Recirculação aquícola (RAS), Carcinicultura, Sistemas de bioflocos (BFT) e sistemas multitróficos.

Fabiano Muller Silva, Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina

Engenheiro Agrônomo, Doutor em Aquicultura pela Universidade Federal de Santa Catarina. Pesquisador da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina Epagri, lotado no Centro de Desenvolvimento em Aquicultura e Pesca - Cedap na área de piscicultura desde 2007. Anteriormente atuou na iniciativa privada com implantação de um laboratório de produção de pós-larvas do camarão Macrobrachium rosenbergii, o gigante da Malásia, em Florianópolis. Instrutor de treinamento de FPR (Formação Profissional Rural) - SENAR/SC, na Criação de Animais Aquáticos & Piscicultura, durante os anos de 1994 a 2002. Professor da disciplina de Aquicultura, do curso de Agronomia, da Universidade para o Desenvolvimento do Sul de Santa Catarina - UNISUL, de 1999 a 2007. Na Epagri, Gerenciou o Cedap entre 2009 e 2019, onde viabilizou a captação de recursos nacionais e internacionais gerando tecnologias aplicadas na melhoria dos processos aquícolas, resultando em mais renda ao aquicultor catarinense. Neste período o Centro foram 606 publicações voltadas ao setor, que geraram 18 tecnologias aplicadas na melhoria dos processos e práticas aquícolas. Atualmente, direciona seus trabalhos em projetos especiais na piscicultura de água doce e marinha, como RAS (Recirculation Aquaculture System), tanques rede. As espécies alvo das investigações são o robalo flecha (Centropomus undecimalis), a sardinha (Sardinella brasiliensis), o lambari (Astyanax altiparanae).

Katt Regina Lapa, Universidade Federal de Santa catarina

Engenharia Civil pela FURB em 1999, mestre e doutora em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela EESC/USP em 2003 e 2016. Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Santa Catarina dos cursos de graduação em Engenharia de Aquicultura e pós-graduação em Aquicultura. Ocupou o cargo de sub-chefe (2016-2017) e chefe (2018-2019) do Departamento de Aquicultura do Centro de Ciências Agrárias da UFSC. Realiza pesquisa e extensão nas áreas de: sistemas de recirculação para aquicultura, modelagem hidrodinâmica, tratamento de efluentes aquícolas, impactos ambientais dos cultivos no ambiente e dos ambientes nos cultivos.

Referências

BALOI, M.F. Manejo alimentar de juvenis de sardinha-verdadeira Sardinella brasiliensis (Steindachner, 1879). 2017. 111 f. Tese (Doutorado) - Curso de Aquicultura, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2017.

DAVISON, A. Recirculating Aquaculture Systems: A guide to farm design and operations. Seattle: Farmfish, 2018. 204 p.

FAO. The State of World Fisheries and Aquaculture 2020. In brief. Sustainability in action. Rome. 2020. DOI: https://doi.org/10.4060/ca9231en

HOLMER, M. Environmental issues of fish farming in offshore waters: perspectives, concerns and research needs. Aquaculture Environment Interactions. Odense, p. 57-70. ago. 2010.

KASAI, H.; YOSHIMIZU, M.; EZURA, Y. Disinfection of water for aquaculture. Hokkaido: Fisheries Science, 2002. 4p.

LEKANG, O. Aquaculture Engineering. 2. ed. Noruega: Wiley-blackwell, 2013. 433 p.

TIMMONS, M.B.; EBELING, J.M. Recirculating aquaculture. 2. ed. Ithaca: Cayuga Aqua Ventures, 2010. 489

Downloads

Publicado

2021-04-29

Como Citar

Peruch, L. G. B., Silva, F. M., & Lapa, K. R. (2021). Dimensionamento de sistema de recirculação aquícola marinho piloto para engorda de peixes. Agropecuária Catarinense, 34(1), 24–26. https://doi.org/10.52945/rac.v34i1.800

Edição

Seção

Informativo Técnico

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)