Bioprospecção de microrganismos resistentes e/ou degradadores de herbicidas

Autores

  • Anderson Ferreira Embrapa- Epagri/Estação Experimental de Itajaí
  • Fernando Adami Tcacenco Epagri/Estação Experimental de Itajaí
  • José Alberto Noldin Epagri/Estação Experimental de Itajaí
  • Domingos Sávio Eberhardt Epagri/Estação Experimental de Itajaí

Palavras-chave:

pesticidas, biodegradação, resistência a herbicidas.

Resumo

O uso de herbicidas facilita o controle das plantas daninhas, mas preocupa quando o assunto é impacto ambiental. Por isso, muitos cientistas vêm somando forças para entender mais sobre os herbicidas e as suas relações com o ambiente. Foi realizado um estudo com o objetivo de isolar microrganismos com genes de resistência e/ou degradação de herbicidas utilizados na cultura do arroz. Foram realizados dois experimentos: 1) verificação da presença de microrganismos em um tanque de descarte de agrotóxicos; 2)
isolamento de microrganismos de dois frascos do herbicida Bispyribac-sodium (Nominee®), um novo e outro em uso, e a capacidade desses microrganismos usarem o agrotóxico como única fonte de carbono. Foram utilizados os meios de cultura nutriente-ágar (NA), Sabouraud e meio mínimo (MM). No experimento 1 constatou-se a presença de microrganismos no tanque de descarte. No experimento 2 foram isolados microrganismos do interior dos dois frascos de herbicida testados. Ainda nesse experimento, observou-se a capacidade de utilização do herbicida pelos microrganismos. As cepas isoladas neste trabalho foram purificadas e direcionadas para testes de resistência e/ou degradação de outros agrotóxicos.


Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2021-05-27

Como Citar

Ferreira, A., Tcacenco, F. A. ., Noldin, J. A., & Eberhardt, D. S. (2021). Bioprospecção de microrganismos resistentes e/ou degradadores de herbicidas. Agropecuária Catarinense, 19(2), 60–64. Recuperado de https://publicacoes.epagri.sc.gov.br/rac/article/view/930

Edição

Seção

Artigo Científico

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>