Educação e capacitação profissional
desafios para a formação de novos agricultores familiares
Palavras-chave:
renda, sucessãoResumo
Este artigo discute a importância da educação formal no processo de formação de uma nova geração de agricultores e baseia-se em uma
pesquisa realizada em 116 unidades de produção representativas da agricultura familiar do oeste de Santa Catarina, onde foram entrevistados os pais, os filhos e as filhas com idade entre 15 e 29 anos. Os resultados da pesquisa mostram que acabaram ficando nos estabelecimentos justamente aqueles filhos que tiveram menos tempo de estudo. Constatou-se que os jovens com idade entre 20 e 30 anos, potenciais candidatos à sucessão da
unidade familiar, possuem um baixo grau de instrução formal, na grande maioria, apenas até a 4ª série do ensino fundamental, o que
dificulta o desempenho da atividade agropecuária, bem como a organização e o desenvolvimento de novas oportunidades de renda,
como é o caso da produção agroecológica, a agroindustrialização artesanal, o turismo rural, dentre outras. Isto sugere a necessidade
de encontrar alternativas para recuperar o atraso escolar da maioria dos atuais e potenciais sucessores do estabelecimento paterno, bem
como o desenvolvimento de métodos alternativos de educação formal que contribuam para valorizar o espaço rural e que fortaleçam as
relações econômicas e sociais do espaço rural.
Métricas
Publication Facts
Reviewer profiles Indisp.
Author statements
- Academic society
- Epagri - Revista Agropecuária Catarinense
- Publisher
- Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina - Epagri
Referências
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2002 Agropecuária Catarinense
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.