Avaliação de características físico-químicas de substratos comerciais utilizados na produção de mudas de maracujazeiro-azedo

Autores

  • Marina Martinello Back Universidade Federal do Rio Grande do Sul/ Programa de Pós-graduação em Fitotecnia
  • Henrique Belmonte Petry Epagri / Estação Experimental de Urussanga
  • Gilmar Schafer Universidade Federal do Rio Grande do Sul/ Faculdade de Agronomia
  • Darlan Rodrigo Marchesi Epagri - Departamento estadual de extensão rural e pesqueira

DOI:

https://doi.org/10.52945/rac.v36i1.1589

Palavras-chave:

Passiflora edulis Sims, desenvolvimento vegetativo, características físico-químicas

Resumo

A produção de mudas de qualidade de maracujazeiro-azedo pode ser influenciada pelas características físico-químicas dos substratos utilizados. Objetivou-se avaliar as características físico-químicas de oito substratos comerciais e a influência no desenvolvimento de mudas de maracujazeiro-azedo em ambiente de cultivo protegido. O experimento foi conduzido no delineamento em blocos ao acaso com oito substratos comerciais, quatro repetições e seis mudas em vaso por parcela. Avaliaram-se altura das plantas, número de folhas, diâmetro do caule, massa seca da raiz e da parte aérea, pH e condutividade elétrica (CE) após 150 dias da semeadura. Para a maioria das variáveis físicas e químicas avaliadas, os substratos apresentaram indicativos ideais conforme as necessidades do sistema de cultivo. Os substratos TF F11, TF F e MP foram os que proporcionaram maior desenvolvimento às mudas devido à maior capacidade de retenção de água, maior acidez (entre 5 e 5,5) e densidade entre 230 e 340kg m-3.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marina Martinello Back, Universidade Federal do Rio Grande do Sul/ Programa de Pós-graduação em Fitotecnia

Engenheira Agrônoma, graduada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014). Possui mestrado em Fitotecnia pela UFRGS (2017) na área de fruticultura. Atualmente é aluna de doutorado em Fitotecnia pela UFRGS, bolsista CAPES.

Henrique Belmonte Petry, Epagri / Estação Experimental de Urussanga

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009), mestrado em Fitotecnia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012) e doutorado em Fitotecnia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014). Atualmente é pesquisador da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina, na Estação Experimental de Urussanga. Atualmente lidera projetos na cultura do maracujazeiro para o Estado de Santa Catarina.

Gilmar Schafer, Universidade Federal do Rio Grande do Sul/ Faculdade de Agronomia

Possui graduação em Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mestrado e doutorado em Fitotecnia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no Departamento de Horticultura e Silvicultura atuando como professor de Floricultura. Atua como professor e orientador no Programa de Pós-Graduação em Fitotecnia da UFRGS, nas linhas de pesquisa de "Sistemas de propagação de plantas" e "Sistemas de cultivo e tecnologias agrícolas" e é responsável pelo Laboratório de Substrato para Plantas.

Darlan Rodrigo Marchesi, Epagri - Departamento estadual de extensão rural e pesqueira

Graduado em AGRONOMIA-Universidade do Estado de Santa Catarina (1995); especialização em MBA Gestão Empresarial pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (2005) e Mestrado em Fitotecnia - Ênfase em Fisiologia Vegetal e Manejo de Plantas - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente desempenho a função de Gerente Estadual do Departamento de Extensão Rural e Pesqueira da EPAGRI e Agente Técnico Extensão Rural da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri). Também, atuo como professor licenciado (período noturno) na Universidade Barriga Verde (UNIBAVE) em Orleans-SC, na área de fertilidade dos solos e nutrição de plantas.

Referências

DE BOODT, M.; VERDONCK, O. The physical properties of the substrates in horticulture. Acta Horticulturae, n.26, p.36-44, 1972.

FERMINO, M.H. Substratos: composição, caracterização e método de análise. Guaíba: Agrolivros, 2014, 112p.

KÄMPF, A.N. Produção comercial de plantas ornamentais. Guaíba: Agropecuária, 2005. 256p.

MAPA. Instrução normativa nº 5, de 10 de março de 2016. Disponível em:< https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/insumos-agropecuarios/insumos agricolas/fertilizantes/legislacao/in-5-de-10-3-16-remineralizadores-e-substratos-para-plantas.pdf> Acesso em: outubro de 2022.

SÔNEGO, M.; BRANCHER, A.; PERUCH, L.A.M.; PETRY, H.B. Efeito do tamanho da muda de plantio sobre a produção do maracujá-azedo em clima subtropical. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO SOBRE CULTURA DO MARACUJAZEIRO/SEMINÁRIO SUL-BRASILEIRO SOBRE MARACUJAZEIRO, 2017, Arroio do Silva, SC. Anais [...], Urussanga, Epagri, 2017. 92p.

PETRY, C. (Coord.). Plantas ornamentais: aspectos para a produção. Passo Fundo: Ed. Universidade de Passo Fundo, 2008. 2a ed, 202p.

PETRY, H.B.; SILVA, D.A.; BERTOLINI, E.; MORITZ, D.R.; MEES, A.; BONFIM JÚNIOR, M.F. Manejo da virose do endurecimento dos frutos do maracujazeiro-azedo em Santa Catarina. Agropecuária Catarinense, v.35, n.3, p.18-21, 2022. Doi: https://doi.org/10.52945/rac.v35i3.1561

Downloads

Publicado

2023-04-29

Como Citar

Martinello Back, M., Belmonte Petry, H., Schafer, G., & Rodrigo Marchesi, D. (2023). Avaliação de características físico-químicas de substratos comerciais utilizados na produção de mudas de maracujazeiro-azedo. Agropecuária Catarinense, 36(1), 18–20. https://doi.org/10.52945/rac.v36i1.1589

Edição

Seção

Nota Científica

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)