Jornada de inovação rural desenvolvida em Santa Catarina

diagnóstico e soluções implementadas

Autores

  • Marcelo Borghezan SEBRAE
  • Amanda Koche Marcon Sebrae
  • Augusto Donadel Basso SEBRAE
  • Eduardo da Silva Daniel Sebrae
  • Jaqueline Alves de Matos SEBRAE
  • Larissa Liane Heidorn Sebrae
  • Luan Henrique Lopes dos Santos SEBRAE
  • Lucas Tomaz Spindola Sebrae
  • Michel Yudi Shinkai Kanemaru SEBRAE
  • Paula Gimenez de Souza Sebrae
  • Denilson Coelho Sebrae
  • Victor Rodrigues Ferreira Ferreira SEBRAE

DOI:

https://doi.org/10.52945/rac.v36i2.1594

Palavras-chave:

Sebrae, Processos gerenciais, Plano de ação, Melhoria continuada

Resumo

A inovação aumenta a competitividade, possibilitando a adaptação e superação de desafios, além de aproveitar as
oportunidades para se posicionar melhor no mercado. O objetivo da Jornada de Inovação Rural do Sebrae foi estimular a adoção de processos inovadores, incentivando a autonomia e o empreendedorismo nos pequenos negócios rurais catarinenses. Este trabalho apresenta os resultados do grau de inovação e do impacto das soluções implementadas. A metodologia tem como base um questionário, gerando um gráfico radar para a organização e implementação de planos de melhorias. As ações ocorreram em cinco dimensões centrais de curto prazo e em quatro dimensões orbitais de médio e longo prazo. O ciclo de atividades ocorreu em 8 meses, entre dezembro de 2021 e julho de 2022, com 9 agentes locais, atendendo 119 empreendimentos rurais de todas as regiões de Santa Catarina. Os resultados impactaram todas as dimensões, principalmente nos controles gerenciais e em novos produtos ou serviços (modelos de negócios).

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marcelo Borghezan, SEBRAE

Engenheiro agrônomo pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003) e doutorado em Recursos Genéticos Vegetais pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010). Possui experiência na área de fruticultura com ênfase em viticultura, e fisiologia de plantas. É docente dos cursos de graduação em Gestão do Agronegócio e de graduação em Agronomia da UNIASSELVI. Atua como orientador sênior no Projeto de Inovação Rural do Sebrae.

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9122-7339

Amanda Koche Marcon, Sebrae

Engenheira florestal pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2011), mestrado em Engenharia Florestal pela UDESC (2013) e doutorado em engenharia florestal pela Universidade Federal do Paraná (2019). Tem experiência na área de recursos florestais, com ênfase em conservação da natureza e ecologia florestal.

Augusto Donadel Basso, SEBRAE

Eng. Agrônomo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2021). Tem experiência na área de agronomia, com ênfase em Agroecologia, Maricultura e Meio Ambiente; No comércio, com vendas e na área ambiental atuando como analista ambiental, técnico em meio ambiente, paisagista e gestor de resíduos. Atua como agente local de inovação (ALI) no Projeto de Inovação Rural do Sebrae.

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3836-3937

Eduardo da Silva Daniel, Sebrae

Eng. Agrônomo pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2007), mestrado em Manejo do Solo pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2013) e doutor em Ciência do Solo pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2018). Tem experiência na área de Ciência do Solo, Produção Vegetal e Análise Estatística, com ênfase em Física, Química, Fertilidade e Mineralogia do Solo, Nutrição Mineral de Plantas e Experimentação Agrícola. Atua como agente local de inovação (ALI) no Projeto de Inovação Rural do Sebrae.

Jaqueline Alves de Matos, SEBRAE

Engenheira de Pesca pela Universidade Federal do Ceará (2017), Mestre em Engenharia de Pesca pela Universidade Federal do Ceará (2020). Tem experiência com extração de polissacarídeos sulfatados de algas marinhas, desenvolvimento de filmes e revestimentos comestíveis para aplicação em alimentos e uso diversos. Atua como agente local de inovação (ALI) no Projeto de Inovação Rural do Sebrae.

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0571-6799

Larissa Liane Heidorn, Sebrae

Engenharia Agronômica pela Universidade de São Paulo (2014) (ESALQ-USP), com formação sanduíche na École Supérieure d'Agricultures d'Angers Loire (ESA) na França e especialização em Comércio Internacional de Produtos Agrícolas. Mestre em agronegócio pela Universidade Federal de Goiás (2021). Tem experiência nas áreas de marketing e desenvolvimento de mercado.

Luan Henrique Lopes dos Santos, SEBRAE

Engenheiro agrícola pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE (2016), especialização (MBA) em Gerenciamento de Projetos pela Entrepreneur Education – Austrália (2019). Tem experiência em educação financeira, cultivo de grãos e commodities. Atua como agente local de inovação (ALI) no Projeto de Inovação Rural do Sebrae.

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-5134-9443

Lucas Tomaz Spindola, Sebrae

Engenheiro agrônomo pela Universidade Federal do Paraná (2016), especialização em Gestão da Segurança dos Alimentos pelo Centro Universitário Senac (2019). Tem experiência em consultorias em intermediações imobiliárias com enfoque em imóveis rurais, na área de vendas e com análise e elaboração de laudos técnicos e perícia agrícola. Atua como agente local de inovação (ALI) no Projeto de Inovação Rural do Sebrae.

 

 

Michel Yudi Shinkai Kanemaru, SEBRAE

Tecnólogo em Alimentos pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2015), mestre em Ciência dos Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas (2017) e doutorando em Engenharia de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência com fungos, toxinas fúngicas, desenvolvimento de tecnologia para controle de fungos; Fermentação e otimização de processo fermentativos; separação, processos de purificação de compostos produzidos por fermentação; bioprospecção de micro-organismos de interesse biotecnológico; inovação e planos de negócios; impressão 3D aplicada na pesquisa/desenvolvimento tecnológico.

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0949-5690

Paula Gimenez de Souza, Sebrae

Engenheira de alimentos pela Universidade Federal de Santa Catarina (2013), mestrado e doutorado em Engenheira de Alimentos pela UFSC (2015 e 2021). Consultora de inovação do Pollen Parque Científico e Tecnológico (bolsista FAPESC). Analista de Projetos da Incubadora Tecnológica (INCTECh) da Unochapecó. É docente do curso de Engenharia de Produção da Unochapecó

Denilson Coelho, Sebrae

Eng. agrônomo pela Universidade Federal de Santa Catarina (1994) e mestrado em Administração (2011). Analista do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, em Florianópolis/SC. Tem experiência na área de administração, em planejamento e inovação de pequenas empresas. Gestor do projeto ALI do Sebrae/SC, na Gerência de Inovação e Empreendedorismo do SEBRAE/SC.

Victor Rodrigues Ferreira Ferreira, SEBRAE

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (2000), mestrado em Produção Vegetal/Desenvolvimento Rural pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2003), Especialização em Gestão de Agronegócios e Legislação Ambiental pela Universidade Cândido Mendes (2016) e MBA Executivo em Business Analytics e Big Data. Atualmente trabalho como Analista Técnico na Unidade de Competitividade do SEBRAE/NA, na coordenação de projetos como ALI Rural, Polo Sebrae Agro, além de convênios e parcerias na temática do agronegócio com a implementação de diretrizes estratégicas e o acompanhamento, monitoramento e gestão de ações nas inciativas executadas pelos Sebrae/UF e parceiros estratégicos.

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5616-7745

Referências

BACHMANN, D.L.; DESTEFANI, J.H. Metodologia para estimar o grau de inovação nas MPE: cultura do empreendedorismo e inovação. Curitiba, PR, 2008. 16p. Disponível em: http://www.bachmann.com.br/website/documents/ArtigoGraudeInovacaonasMPE.pdf. Acesso em: 17 abr. 2023.

BRASIL. Lei n. 13.243, de 11 de janeiro de 2016. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2016/Lei/L13243.htm. Acesso em: 08 set. 2022.

EMBRAPA – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Visão de futuro do agro brasileiro. Brasília, DF: Embrapa, 2022. Disponível em: https://www.embrapa.br/visao-de-futuro. Acesso em: 26 ago. 2022.

SEBRAE - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. ALI Rural: Guia do Bolsista 2021. Brasília, DF: SEBRAE, 2020, 99p.

SAWHNEY, M.; WOLCOTT, R.C.; ARRONIZ, I. The 12 different ways for companies to innovate. MIT Sloan Management Review, v.47, n.3, p.75-81, 2006. Disponível em: https://hbsp.harvard.edu/product/SMR207-PDF-ENG. Acesso em: 17 ago. 2022.

Downloads

Publicado

2023-07-21

Como Citar

Borghezan, M., Marcon, A. K., Basso, A. D., Daniel, E. da S., Matos, J. A. de, Heidorn, L. L., Santos, L. H. L. dos, Spindola, L. T., Kanemaru, M. Y. S., de Souza, P. G., Coelho, D., & Ferreira, V. R. F. (2023). Jornada de inovação rural desenvolvida em Santa Catarina: diagnóstico e soluções implementadas. Agropecuária Catarinense, 36(2), 10–14. https://doi.org/10.52945/rac.v36i2.1594

Edição

Seção

Informativo Técnico

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)