Serranos, gente simples com campos nos olhos

Autores

  • Ulisses de Arruda Córdova Epagri / EE Lages
  • Andréia Pires dos Santos Tribunal de Justiça de Santa Catarina

Palavras-chave:

Planalto Sul de SC, Pecuária, Serra Catarinense, Indicação Geográfica, Meio ambiente

Resumo

A publicação faz um relato histórico da ocupação do Planalto Sul de Santa Catarina por portugueses do continente e também por açorianos e descreve as principais características do ser social que se formou ao longo de três séculos de povoamento, o serrano. Além disso, aborda as dificuldades que os habitantes desta vasta região enfrentaram por décadas de isolamento, bem como as necessidades que tinham para sobreviver, tendo que buscar mantimentos nas regiões litorâneas de SC e RS e exercer a atividade de tropeiros, enfrentando intempéries e caminhos ainda não consolidados. Relata a estreita relação do homem com o ambiente e a pecuária, principal atividade econômica desenvolvida na região, que resultou num perfil social único. Assim o estilo ensimesmado, de poucas palavras, com usos e costumes próprios, conciliando simplicidade e hospitalidade, características que a princípio parecem ser antagônicas, marcam acentuadamente a personalidade do serrano.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ulisses de Arruda Córdova, Epagri / EE Lages

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1983) e mestrado em Agroecossistemas pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996). Atualmente é pesquisador da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de SC. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em melhoramento e manejo de pastagens naturais, atuando principalmente nos seguintes temas: produção animal, campo nativo, melhoramento de pastagens naturais, manejo de pastagens, espécies forrageiras e desenvolvimento regional. Possui 318 textos publicados entre artigos técnicos, resumos, capítulos de livros e artigos jornalísticos. Coordenou a publicação de diversos livros ou boletins técnicos.

Andréia Pires dos Santos, Tribunal de Justiça de Santa Catarina

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade do Planalto Catarinense (2007). Especialista em Mediação do Conflito no Judiciário Contemporâneo pela Academia Judicial do Poder Judiciário de Santa Catarina. Atualmente, é Assistente Social no Fórum da Comarca de Anita Garibaldi- Tribunal de Justiça de Santa Catarina. Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Serviço Social Aplicado e abordagens da violência contra crianças e adolescentes.

Downloads

Publicado

2023-12-06

Como Citar

Córdova, U. de A., & dos Santos, A. P. (2023). Serranos, gente simples com campos nos olhos. Agropecuária Catarinense, 36(3), 5–6. Recuperado de https://publicacoes.epagri.sc.gov.br/rac/article/view/1723

Edição

Seção

Opinião

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>