Espécies vegetais em bordadura e substâncias alternativas no controle de tripes e na incidência do predador Toxomerus spp. em cebola spp.

Autores

  • Paulo Antônio de Souza Gonçalves Epagri/ Est. Exp. Ituporanga

Palavras-chave:

inseto, agroecologia, agricultura orgânica, Allium cepa

Resumo

Dois experimentos foram conduzidos em Ituporanga, SC, em 2002, com o objetivo de avaliar o efeito de espécies vegetais em bordadura e de pulverização de substâncias alternativas na incidência de Thrips tabaci Lind. e do sirfídeo predador Toxomerus spp. em cebola. Foram testados plantios de cebola associada a bordaduras com nabo forrageiro e a outros tratamentos alternativos na área dos cultivos orgânicos. Os tratamentos não tiveram efeito algum no controle do tripes ou de seu predador. Houve efeito apenas no experimento 2 sobre o peso dos bulbos, no qual a cebola associada à vegetação espontânea e pulverizada com extratos de trigo mourisco e nabo forrageiro a 10% de peso/volume (p/v) foi superior à cebola associada com trigo mourisco e nabo forrageiro em bordadura.

Downloads

Publicado

2021-06-23

Como Citar

Gonçalves, P. A. de S. (2021). Espécies vegetais em bordadura e substâncias alternativas no controle de tripes e na incidência do predador Toxomerus spp. em cebola spp. Agropecuária Catarinense, 18(1), 81-83. Recuperado de https://publicacoes.epagri.sc.gov.br/rac/article/view/959

Edição

Seção

Nota Científica