Estimativa da produção de leite pelo pico de lactação
Palavras-chave:
produção leiteira, lactação, controle leiteiroResumo
Este estudo foi desenvolvido com o objetivo de confrontar o método “pico de produção x 200” com métodos tradicionais de estimar a produção de leite nos rebanhos leiteiros do Leste de Santa Catarina. Para um grande número de observações, o pico de produção multiplicado pelo fator 200 apresenta resultados idênticos às estimativas do controle leiteiro com freqüência mensal ao longo de toda lactação. Para lactações individuais este método pode ser utilizado como um indicador, e somente deve ser utilizado quando não for possível o emprego de métodos mais precisos. O pico é útil em levantamentos, onde não se faz controle leiteiro, e também quando este é feito, possibilitando, ao atingir o pico, projetar-se uma provável produção naquela lactação.
Métricas
Publication Facts
Reviewer profiles Indisp.
Author statements
- Academic society
- Epagri - Revista Agropecuária Catarinense
- Publisher
- Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina - Epagri
Referências
IBGE. Censo agropecuário. Rio de Janeiro: 1983. (Recenseamento geral do Brasil 1980, 9. v.2, t.2, n.21, 1. e 2. partes. POWELL, R.L.; CASSEL, B.G.; NORMAN, H.D.; BODOH, G.W. Variation in cowevaluation from records in progress. Journal of Dairy Science, Baltimore,v.61, n.6, p.788-793, 1978.
MARTINEZ, M.L.; FREITAS, A.F.; MADALENA, F.E. Comparação de métodos para estimar a produção de leite com base em controles mensais. Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, v.14, n.2, p.117-122, 1979a.
MARTINEZ, M.L.; MADALENA, F.E.; FREITAS, A.F. Frequência dos registros na seleção para a produção de leite. Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, v.14, n.3, p.243-250, 1979b.
MILAGRES, J.C. Melhoramento animal (Seleção). Viçosa: Imp. Univ., 1980. 77p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 1996 Amaro Hillesheim, Henri Stuker

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
