Desempenho das raças Jersey e Holandesa no rebanho leiteiro leiteiro do Leste de SC

Autores

  • Amaro Hillesheim EPAGRI/Estação Experimental de Itajaí - aposentado
    • Milton Geraldo Ramos EPAGRI/Estação Experimental de Itajaí

      Palavras-chave:

      lactação, leite, intervalo de partos

      Resumo

      Este trabalho teve o objetivo de apresentar informações
      concretas sobre o desempenho destas duas raças nesta região do Estado. Na média da região Leste de Santa Catarina os desempenhos produtivo e reprodutivo das duas raças observadas são mais semelhantes do que se poderia imaginar. A vantagem da raça Holandesa na produção de leite é proporcional ao seu tamanho corporal, que sob alguns aspectos de manejo e econômico pode ser-lhe favorável, mas não sob o aspecto nutricional. 

      Downloads

      Os dados de download ainda não estão disponíveis.

      Biografia do Autor

      • Amaro Hillesheim, EPAGRI/Estação Experimental de Itajaí - aposentado

        eng. agr., M.Sc.Epagri/Estação Experimental de Itajaí.

      • Milton Geraldo Ramos, EPAGRI/Estação Experimental de Itajaí

        eng. agr., M.Sc., Cart. Prof. no 2.217-D, CREA-SC, EPAGRI/Estação Experimental de Itajaí

      Referências

      RIBAS, N.P. Fatores de meio e genéticos em características produtivas e reprodutivas de rebanhos holandeses da bacia de Castrolanda, Estado do Paraná. Viçosa: UFV, 1981. 141p. Tese Mestrado.

      NOBRE, P.R.C. Fatores genéticos e de meio em características produtivas e reprodutivas no rebanho leiteiro da UFV, Estado de Minas Gerais. Viçosa: UFV, 1983. 113p. Tese Mestrado.

      POLASTRE, R.; PONS, S.B.; BACCARI JUNIOR, F. Avaliação do programa de seleção e tendências ambientais de algumas características de produção e reprodução em um rebanho mestiço holandês--zebu. Revista da Sociedade Brasileira de Zootecnia, Viçosa, v.19, n.1, p.31-38, 1990.

      QUEIROZ, S.A.; GIANNONI, M.A.; RAMOS, A.A. Fatores genéticos e de ambiente sobre a duração do intervalo de partos de bovinos mestiços Holandês na região de São Carlos, Estado de São Paulo. Revista da Sociedade Brasileira de Zootecnia, Viçosa, v.15, n.6, p.469 - 474, 1986.

      MADALENA, F.E.; VALENTE, J.; TEODORO, R.L.; MONTEIRO, J.B.N. Produção de leite e intervalo entre partos de vacas HPB e mestiços HPB:GIR num alto nível de manejo. Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, v.18, n.2, p.195-200, 1983.

      POLASTRE, R.; RAMOS, A.A.; DOMINGUES, C.A.C. Relacionamento entre produção de leite e desempenho reprodutivo em vacas Jersey. Revista da Sociedade Brasileira de Zootecnia, Viçosa, v.12, n.4, p.589-601, 1983.

      Downloads

      Publicado

      01-12-1996

      Edição

      Seção

      Artigo Científico

      Como Citar

      Desempenho das raças Jersey e Holandesa no rebanho leiteiro leiteiro do Leste de SC. (1996). Agropecuária Catarinense, 9(4), 45-47. https://publicacoes.epagri.sc.gov.br/rac/article/view/2088