Novos cultivares de batata: SCS376 Joaquina para cultivo orgânico e SCS377 Paulina para cultivo convencional

Autores

  • Zilmar da Silva Souza Epagri/Estação Experimental de São Joaquim, Santa Catarina, Brasil
  • Francisco Olmar Gervini de Menezes Junior Epagri
  • Murilo Dalla Costa Epagri
  • Gilmar Roberto Zaffari Aposentado

Palavras-chave:

Solanum tuberosum L., melhoramento genético, novos cultivares, consumo in natura.

Resumo

Resumo – Os principais cultvares de batata plantados em Santa Catarina e no Brasil foram desenvolvidos na Europa em condições climátcas diferentes das encontradas no Sul do Brasil. O mercado brasileiro de batata in natura valoriza muito a aparência dos tubérculos com formato alongado, graúdos, casca lisa, gemas raras e polpa amarela ou creme. Os novos cultvares de batata precisam manter este padrão, associado à alta produtvidade, boa qualidade culinária e comercial e com resistência às principais doenças. Os cultvares SCS376 Joaquina e SCS377 Paulina foram selecionados na Epagri/Estação Experimental de São Joaquim e avaliados em São Joaquim, SC e Ituporanga, SC, nos testes de VCU/MAPA (valor de cultivo e
uso), sob diferentes condições edafoclimátcas e épocas de cultvo. Com base nas característcas apresentadas e nos resultados obtidos, o cultvar SCS376 Joaquina é indicado para cultivo em sistemas orgânicos e o cultvar SCS377 Paulina para cultvo em sistemas convencionais.

 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Zilmar da Silva Souza, Epagri/Estação Experimental de São Joaquim, Santa Catarina, Brasil

Engenheiro-agrônomo pela UFRGS em 1978, Mestre em Agronomia/Fitotecnia pela UFRGS em 1981 e Doutor em Agronomia/Produção Vegetal/melhoramento de plantas pela UFSM em 2010. Atualmente é pesquisador da EPAGRI lotado na Estação Experimental de São Joaquim e atua nas áreas de fitotecnia e melhoramento de plantas na cultura da batata e em fruticultura de clima temperado.

Francisco Olmar Gervini de Menezes Junior, Epagri

Possui graduação em Engenharia Agronômica (1994), mestrado (1998) e doutorado (2003) em Produção Vegetal pela Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (FAEM) - Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e especialização (2010) em Cultura de Tecidos Vegetais pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Atualmente é Agente Técnico de Formação Superior IV - Pesquisador em Olericultura da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina com atuação na Estação Experimental de Ituporanga.

Murilo Dalla Costa, Epagri

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999), mestrado em Agroecossistemas pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003) e doutorado em Recursos Genéticos Vegetais pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010). Atualmente é pesquisador da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina com atuação na Estação Experimental de Lages.

Gilmar Roberto Zaffari, Aposentado

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1983), mestrado em Fisiologia Vegetal pela Universidade Federal de Viçosa (1985) e doutorado em Ciências Biológicas (Botânica) pela Universidade de São Paulo (1999). Atualmente é pesquisador aposentado da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina.

Referências

BEUKEMA, H.P.; VAN DER ZAAG, D.E. Introducton to potato producton. Wageningen: PUDOC, 1990. 207p.

BISOGNIN, D.A.; COSTA, L.C.; ANDRIOLO, J.L.; MÜLLER, R.D.; BANDINELLI, M.G. Produtvidade e qualidade de tubérculos de

clones de batata. Ciência e Natura, Santa Maria, v.30, n.1, p´43-56, 2008.

EPAGRI. Sistemas de produção para batataconsumo e batata-semente em Santa Catarina. 3.ed. rev. atual. Florianópolis: EPAGRI, 2002. 123p. (Sistema de produção, 2).

HAWKES, J.G. the potato evoluton, biodiversity and genetc resources. Washington D.C. Smithsonian Insttuton Press, 1990.

p.

HORTON, D. Potatoes: producton, marketing and programs for developing countries. London: Westview Press, 1987. 243p.

IBGE. Levantamento sistemátco da produção agrícola. Disponível em: . Acesso

em: 03 abril 2018.

PEREIRA, A.S. Melhoramento genétco. In: PEREIRA, A.S.; DANIELS, J. O cultvo da batata na região Sul do Brasil. Brasília:

Embrapa, 2003. p.105-124.

SILVA, A.C.F. da; SOUZA, Z. da S.; PERUCH, L.A.M. Avaliação de cultvares para produção de batata orgânica no Litoral Sul

Catarinense. Agropecuária Catarinense, Florianópolis, v.20, n.3, p. 56-59, 2007

Downloads

Publicado

2018-06-12

Como Citar

Souza, Z. da S., Gervini de Menezes Junior, F. O., Dalla Costa, M., & Zaffari, G. R. (2018). Novos cultivares de batata: SCS376 Joaquina para cultivo orgânico e SCS377 Paulina para cultivo convencional. Agropecuária Catarinense, 31(2), 49–53. Recuperado de https://publicacoes.epagri.sc.gov.br/rac/article/view/323

Edição

Seção

Germoplasma

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>