Adoção de tecnologias e práticas produtivas em propriedades leiteiras atendidas pela Epagri na macrorregião Oeste de Santa Catarina
Palabras clave:
ILP, manejo rotativo, perenes de verão, silagemResumen
Através de um questionário aplicado aos técnicos atuantes na cadeia
pecuária da macrorregião Oeste de Santa Catarina, foram levantadas as principais atividades exploradas nas propriedades historicamente, assim como a adoção de tecnologias e práticas de produção. Foram realizados levantamentos nas gerências regionais de Chapecó, Concórdia, São Lourenço do Oeste, São Miguel do Oeste, Palmitos e Xanxerê. Os dados foram divididos em GR-SMO (São Miguel do Oeste), GR-CCO (Chapecó) e GR-XXE (englobando os resultados da GR de Xancerê e da GR de Concórdia). Os resultados mostram que as principais tecnologias e práticas de produção utilizadas são a utilização de silagem, em 83% das propriedades , a integração lavoura-pecuária (54,9%), manejo rotativo de pastagens (52%), adubação em pastagens (46,4%), e sobressemeadura (40,6%). Em 79,7% das propriedades atendidas houve migração em termos da principal atividade econômica da propriedade, verificando-se a substituição do cultivo de grãos e/ou tabaco pela produção animal.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2019 Revista Agropecuária Catarinense

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0 - internacional), permite:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato para qualquer finalidade, mesmo comercialmente.
Adaptar — remixar, transformar e desenvolver o material para qualquer propósito, mesmo comercialmente.