Queijo com história e identidade

Autores

  • Cinthia Andruchak Freitas Epagri, Florianópolis, SC

Palavras-chave:

Queijo, comercialização, indicação geográfica

Resumo

Ele já viajou no lombo de mulas, alimentou tropeiros, foi moeda de troca e faz parte da tradição, da alimentação e da renda das famílias da Serra Catarinense e dos Campos de Cima da Serra do Rio Grande do Sul há mais de dois séculos. O queijo artesanal serrano revela na textura, no aroma e no sabor que é muito mais do que um produto – é um pedaço da história que reúne características únicas, como o “saber-fazer” que cruzou o Atlântico com os portugueses, o clima frio dos campos de araucárias e o leite das vacas de corte alimentadas com pastagem nativa. Graças a um projeto iniciado há cinco anos, em um futuro próximo ele passará por um upgrade em termos de reconhecimento, legalização e mercado, mas sem perder sua essência.

Essa história começou a ser escrita por volta de 1730, quando foi aberto o Caminho dos Conventos. O trajeto que ligava o Cone Sul da América à Província de São Paulo ficou conhecido, mais tarde, como Caminho das Tropas. É nesse período que se inicia o ciclo do tropeirismo, e a Serra Catarinense e os Campos de Cima da Serra tornam-se local de pouso. Ao mesmo tempo, famílias de açorianos chegam para se instalar na região.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Cinthia Andruchak Freitas, Epagri, Florianópolis, SC

Jornalista

Downloads

Publicado

2017-10-26

Como Citar

Freitas, C. A. (2017). Queijo com história e identidade. Agropecuária Catarinense, 28(1), 19–24. Recuperado de https://publicacoes.epagri.sc.gov.br/rac/article/view/170

Edição

Seção

Reportagem