Recuperação e renovação de bananais atingidos por vendavais e ciclone

Autores

Resumo

Vendavais provocados por tempestades e passagem de ciclone em Santa Catarina causaram sérios danos em todas as regiões produtoras de banana do estado. A análise detalhada dos danos em cada unidade produtiva indicará as práticas de manejo mais pertinentes para cada caso. O objetivo deste informativo técnico é destacar as principais recomendações de manejo para auxiliar na tomada de decisões visando a rápida retomada da produção e manutenção da atividade econômica.

Biografia do Autor

  • Luana Aparecida Castilho Maro
    Engenheira agrônoma graduada pela Universidade Estadual de Montes Claros (2007), mestre em Fitotecnia pela Universidade Federal de Viçosa (2010), doutora em Fitotecnia pela Universidade Federal de Lavras (2011) e pós-doutora pela mesma instituição em 2013. Possui Formação Pedagógica em Ciências Biológicas (Licenciatura) pela Universidade Vale do Rio Verde (2012). Possui experiência na área de fruticultura com ênfase em tratos culturais, manejo e fisiologia pós-colheita. É pesquisadora da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina - Epagri, Estação Experimental de Itajaí, com projetos na área de citricultura e bananicultura.
      Interesses conflitantes
      Sem conflito de interesses.
    • Gustavo Henrique Ferrero Klabunde
      Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009), Mestrado em Recursos Genéticos Vegetais (2012), Doutorado em Recursos Genéticos Vegetais (2016) e Pós-Doutorado em Biologia de Fungos, Algas e Plantas (2016). Foi professor substituto da disciplina de Biotecnologia para o curso de graduação em Agronomia (UFSC). Tem experiência em Genética Molecular e Melhoramento Genético Vegetal em espécies frutíferas e autóctones. Possui experiência em diversas técnicas moleculares, com ênfase em desenvolvimento e genotipagem de locos microssatélites (SSR), filogeografia de plantas terrestres, sequenciamento de DNA nuclear e extra-nuclear (via sequenciamento Sanger e de nova geração - NGS), mapas genéticos de ligação, DNA fingerprinting, DNA barcode, Seleção Assistida por Marcadores (MAS), marcadores moleculares (AFLP, RAPD, SSR, ISSR, NC-cpDNA), RNAseq e bioinformática para o melhoramento genético, caracterização e manejo dos recursos genéticos vegetais. Atualmente é Pesquisador em Melhoramento de Plantas na EPAGRI, Estação Experimental de Itajaí.
        Interesses conflitantes
        Sem conflito de interesses.
      • Gelton Geraldo Fernandes Guimarães
        Pesquisador da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (EPAGRI), na Estação Experimental de Itajaí (EEI). Engenheiro agrônomo com mestrado e doutorado pelo Programa de Pós-graduação em Solos e Nutrição de Plantas da Universidade Federal de Viçosa, com período de doutorado sanduíche na University of Illinois at Urbana-Champaign. Tem desenvolvido trabalhos nas áreas de fertilidade do solo, nutrição de plantas, desenvolvimento e avaliação de fertilizantes especiais e uso do isótopo 15N em pesquisas relacionadas às transformações do nitrogênio no solo. Tem experiência em avaliação de fertilizantes de liberação controlada e desenvolvimento de novas estratégias para aumentar a solubilidade de fontes de nutrientes de baixa solubilidade. Atualmente, desenvolve pesquisas na área de fertilidade do solo e nutrição de plantas com foco em fruticultura, especialmente para a bananicultura.
          Interesses conflitantes
          Sem conflito de interesses.
        • André Boldrin Beltrame
          Possui graduação em Engenharia Agronômica (2003), mestrado em Agronomia (2006), doutorado em Ciências (2010) e pós-doutorado (2011) pela Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz". Atualmente, é pesquisador da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (EPAGRI). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fitopatologia.
            Interesses conflitantes
            Sem conflito de interesses.
          • Ramon Felipe Scherer
            Ramon Felipe Scherer: Engenheiro Agronomo (UFSC - 2008). Mestre em Ciências - Área de concentração: Recursos Genéticos Vegetais (UFSC - 2011). Doutor em Recursos Genéticos Vegetais (UFSC - 2015). É Pesquisador - Ciências Agrárias- na Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (EPAGRI).
              Interesses conflitantes
              Sem conflito de interesses.
            • Ricardo José Zimmermann de Negreiros
              Possui graduação em Agronomia pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina - UDESC - CAV- Lages (1990) e título de Magister Scientiae - Mestrado em Fitotecnia pela Universidade Federal de Viçosa/MG (2010). Pesquisador na Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina - Epagri, na Estação Experimental de Itajaí - SC, no projeto Fruticultura Tropical. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em fruticultura tropical, atuando principalmente nos seguintes temas: Fitotecnia em bananicultura e Pós-colheita de frutas. Atualmente exerce a função de Gerente de Extensão Rural da Regional da Epagri de Itajaí.
                Interesses conflitantes
                Sem conflito de interesses.
              • Jorge Luiz Malburg
                Possui mestrado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela Universidade Federal de Lavras (1988) . Atualmente é Pesquisador da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina S.A.. Tem experiência na área de Agronomia , com ênfase em Nutriçao Mineral de Plantas. Atuando principalmente nos seguintes temas: Banana, Nutriçao mineral de plantas, Amostragem foliar, Diagnose nutricional, Banana Prata-Ana.
                  Interesses conflitantes
                  Sem conflito de interesses.
                • Keny Henrique Mariguele
                  Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (2004), especialização em Proteção de Plantas pela Universidade Federal de Viçosa (2009), mestrado em Agronomia (Genética e Melhoramento de Plantas) pela Universidade Federal de Lavras (2006) e doutorado em Genética e Melhoramento pela Universidade Federal de Viçosa (2010). Trabalhou quatro anos e três meses na RiceTec Sementes Ltda como melhorista, no desenvolvimento de linhas A (macho estéril), B (mantenedora) e R (restauradora) para a produção de híbridos de arroz. Desde setembro de 2014 integra o quadro de pesquisadores da Epagri, na Estação Experimental de Itajaí SC, onde trabalha com melhoramento de palmeira-real-da-austrália para produção de palmito.
                    Interesses conflitantes
                    Sem conflito de interesses.
                  • Márcio Sônego
                    Possui título de PhD em Crop Physiology pela Lincoln University, Nova Zelândia (2000), mestrado em Meteorologia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (1987) e graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1984) . É pesquisador da EPAGRI (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina), na Estação Experimental de Urussanga. Professor licenciado de Climatologia e Geografia Agrária na Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). Enfoca seu trabalho nas áreas de Agronomia e Climatologia, atuando principalmente na pesquisa e difusão para a fruticultura tropical, agrometeorologia, caracterização climática, ensino de Climatologia. Executa experimentos com avaliação de cultivares de bananeira em cultivo orgânico e convencional, sistema bioclimático de monitoramento do mal-de-sigatoka, introdução de frutíferas como alternativa ao cultivo do fumo. Atua fortemente junto ao público e à imprensa local divulgando e esclarecendo temas voltados ao Clima e Agricultura, com entrevistas diárias em emissoras de rádio, e entrevistas mensais para jornais e emissoras de TV locais.
                      Interesses conflitantes
                      Sem conflito de interesses.

                    Referências

                    EPAGRI. Produção de mudas de bananeira no Brasil: alta qualidade genética e fitossanitária. Florianópolis, SC, 2019. 40 p. (EPAGRI. Boletim Técnico, 187).

                    EPAGRI. Banana: Recomendações técnicas para o cultivo no litoral norte de Santa Catarina. Florianópolis, SC, 2016. 101p. (Epagri. Sistema de Produção, 49).

                    NEGREIROS, R.J.Z.; HINZ, R.H.; STUKER, H. Exigência térmica e número de dias entre a floração e a colheita para a bananeira ‘Grande Naine’ em condições subtropicais. Revista Agropecuária Catarinense, v.27, n.1, p.76-79, 2014.ISSN 2525-6076. Disponível em: http://publicacoes.epagri.sc.gov.br/index.php/RAC/article/view/586. Acesso em: 15 julho 2020.

                    SCHERER, R.F.; SÔNEGO, M.; BELTRAME, A.B.; MARO, L.A.C. Danos causados por vendaval em bananais de diferentes cultivares de bananeira (Musa spp.). Revista Agropecuária Catarinense, v.31, n.1, p.45-47, 2018. ISSN 2525-6076. Disponível em: http://publicacoes.epagri.sc.gov.br/index.php/RAC/article/view/245. Acesso em: 15 julho 2020.

                    SÔNEGO, M.; PERUCH, L.A.M.; LICHTEMBERG, L.A. Danos do furacão Catarina em bananeiras sob cultivo orgânico no sul de Santa Catarina. Revista Brasileira de Agroecologia, v.2, n.1, p.1210-1213, 2007. ISSN 1980-9735. Disponível em: http://revistas.aba-agroecologia.org.br/index.php/rbagroecologia/article/view/6519. Acesso em: 16 julho 2020.

                    SOTO-BALLESTERO, M. Banano: cultivo y comercialización. 2.ed. San José: Litografía e Imprenta Lil, 1992. 674p.

                    SOCIEDADE BRASILEIRA DE CIÊNCIA DO SOLO. Manual de calagem e adubação para os Estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. 11.ed. Porto Alegre, RS: SBCS/Núcleo Regional Sul; Comissão de Química e Fertilidade do Solo - RS/SC, 20

                    Métricas

                    951
                    Visualizações
                    720
                    Downloads