Avaliação de amostradores de solos em sistema de plantio direto

Autores

  • Marcelo Henrique da Silva Unoesc, campus Xanxerê
  • Cristiano Nunes Nesi Epagri / Centro de Pesquisa para Agricultura Familiar, C.P. 791, 89801-970 Chapecó, SC, e professor da Unosc, campus Xanxerê,SC
  • Mauricio Vicente Alves Professor da Unoesc, campus Xanxerê, SC
  • Tiago Benedetti Unoesc, campus Xanxerê,

Palavras-chave:

Fertilidade do solo, amostragem de solo, análise de solo

Resumo

Resumo: Na coleta do solo podem ser usados diferentes amostradores, conforme disponibilidade de equipamentos na propriedade e tipo de solo, mas estes podem apresentar variação na precisão da amostragem. O objetivo do estudo foi comparar os resultados de análises químicas a partir de solo coletado com pá de corte (PC) e trado de rosca (TR) na camada de até 10cm. Em lavoura com sistema de plantio direto consolidado, demarcou-se uma área de 15,0 x 16,5m, a qual foi subdividida em 20 parcelas de 3,0 x 2,5 m. Em cada parcela foram coletadas 20 subamostras com PC e 20 com TR. Determinaram-se pH em água, índice-SMP e teores de matéria orgânica (MO), fósforo (P) e potássio (K). Os valores médios foram comparados com o teste t e de Kruskal-Wallis, e a homogeneidade das variâncias pelo teste F. Determinou-se o número mínimo de amostras para cada instrumento de coleta. Os valores médios de MO e de K diferiram entre PC e TR, e a variância diferiu entre os instrumentos apenas para P, com maior variabilidade entre as amostras coletadas com TR. Concluiu-se que oito subamostras são suficientes para compor uma amostra para obter resultados com 95% de confiança.

 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marcelo Henrique da Silva, Unoesc, campus Xanxerê

Engenheiro-agrônomo

Cristiano Nunes Nesi, Epagri / Centro de Pesquisa para Agricultura Familiar, C.P. 791, 89801-970 Chapecó, SC, e professor da Unosc, campus Xanxerê,SC

Engenheiro-agrônomo, Dr.

Mauricio Vicente Alves, Professor da Unoesc, campus Xanxerê, SC

Engenheiro-agrônomo. Dr.

Referências

ALVAREZ, V.V.H.; GUARÇONI, M.A. Variabilidade horizontal da fertilidade do solo de uma unidade de amostragem em sistema plantio direto. Revista Brasileira de Ciência do Solo, Viçosa, v.27, n.2, p.297-310, abr. 2003.

BOLFARINE, H.; BUSSAB, W.O. Elementos de amostragem. São Paulo: Edgard Blucher, 2005. 274p.

CALLEGARI-JACQUES, S.M. Bioestatística – Princípios e aplicações. Porto Alegre: Artmed. 2006. 255p.

EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA. CENTRO NACIONAL DE PESQUISA DE SOLOS. Solos do Estado de Santa Catarina. Rio de Janeiro: Embrapa/CNPS, 2004. 1 CD-ROM.; mapa color. (Embrapa Solos. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento; 46).

GUARÇONI, M.A.; ALVAREZ, V.V.H.; NOVAIS, R.F.; CANTARUTTI, R.B.; LEITE, H.G.; FREIRE, F.M. Diâmetro de trado necessário à coleta de amostras num cambissolo sob plantio direto ou sob plantio convencional antes ou depois da aração. Revista Brasileira de Ciência do Solo, Viçosa, v.31, n.5, p.947-959, out. 2007.

KLEPKER, D.; ANGHINONI, I. Características físicas e químicas do solo afetadas por métodos de preparo e modos de adubação. Revista Brasileira de Ciência do Solo, Campinas, v.19, p.395-401, set./dez. 1995.

R DEVELOPMENT CORE TEAM R: A language and environment for statistical computing. R Foundation for Statistical Computing, Vienna, 2011. Disponível em: http://www.R-project.org/.

SCHLINDWEIN, J.A.; ANGHINONI, I. Tamanho da subamostra e representatividade da fertilidade do solo no sistema de plantio direto. Ciência Rural, Santa Maria, v.32, p.963-968, n.6, dez. 2002.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE CIÊNCIA DO SOLO. Manual de adubação e calagem para os Estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. 10.ed. Porto Alegre, RS: SBCS/Núcleo Regional Sul; Comissão de Química e Fertilidade do Solo - RS/SC, 2004. 400p.

TEDESCO, M.J.; GIANELLO, C.; BISSANI, C.A.; BOHNEN, H.; VOLKWEISS, S.J. Análises de solo, plantas e outros materiais. 2.ed. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Agronomia, 1995. 174p. (Boletim Técnico, 5).

Downloads

Publicado

2017-01-27

Como Citar

Silva, M. H. da, Nesi, C. N., Alves, M. V., & Benedetti, T. (2017). Avaliação de amostradores de solos em sistema de plantio direto. Agropecuária Catarinense, 28(2), 45–47. Recuperado de https://publicacoes.epagri.sc.gov.br/rac/article/view/127

Edição

Seção

Nota Científica

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >> 

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.