Análise de dados de precipitação visando ao dimensionamento de sistemas de captação e armazenamento de água da chuva
DOI:
https://doi.org/10.52945/rac.v35i1.1287Palavras-chave:
Estiagens, cisterna, precipitação, SanitationResumo
No projeto de captação e armazenamento da água da chuva são necessárias várias informações sobre da chuva. Este informativo tem como objetivo descrever e exemplificar as principais análises que podem ser realizadas com a série de chuva observada e suas aplicações no dimensionamento do sistema. Foi utilizada a série de dados de precipitação diária de 1974 a 2019 de Chapecó, SC. Foi demostrado que a precipitação mensal e anual pode ser usada na estimativa do volume de água aproveitável. Recomenda-se, no entanto, usar os valores de precipitação associados a níveis de probabilidade. A análise de chuvas máximas anuais é usada no dimensionamento de calhas e condutores. Para Chapecó a intensidade máxima da chuva com duração de 5 minutos e período de retorno de 5 anos, usada no dimensionamento das calhas, é de 183,8mm h-1. A determinação da duração de períodos secos permite dimensionar o volume do reservatório. Para Chapecó a duração do período consecutivo sem chuva (P < 2,0mm) com período de retorno de 5 anos é de 25,7 dias.
Downloads
Referências
AGÊNCIA NACIONAL DE ÁGUAS E SANEAMENTO BÁSICO - ANA. Hidroweb: Sistemas de Informações Hidrológicas. Disponível em: http:// hidroweb.ana.gov.br. Acesso em: 24 jun. 2020.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 15527: Água de chuva - aproveitamento de coberturas em áreas urbanas para fins não potáveis - Requisitos. Rio de Janeiro, 2019. 10p
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10844/1989. Instalações prediais de águas pluviais. Rio de Janeiro, 1989.
BACK, Á.J. Chuvas intensas e chuva para dimensionamento de estruturas de drenagem para o Estado de Santa Catarina. Florianópolis: Epagri, 2013 p.193.
BACK, Á.J.; WILDNER, L P. Equação de chuvas intensas por desagregação de precipitação máxima diária para o estado de Santa Catarina. Agropecuária Catarinense, v.34, n.3, 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.52945/rac.v34i3.1133
DORNELLES, F.; TASSI, R. GOLDENFUM, J.A. Avaliação das técnicas de dimensionamento de reservatórios para aproveitamento de água de chuva. Revista Brasileira de Recursos Hídricos, v.15, n.2, p.59-68, 2010.
EMBRAPA. Manejo da água na produção de suínos. Concórdia: Embrapa-CNPSA, 2005. 19p.
EPAGRI. Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina. Banco de dados de variáveis ambientais de Santa Catarina. Florianópolis: Epagri, 2020. 20p. (Epagri, Documentos, 310).
KOBIYAMA, M; TSUYOSHI, U.; ANJOS AFONSO, M. Aproveitamento da Água da Chuva. Ed. Organic Trading. 2002. 196p.
TOMAZ, P. Aproveitamento de água de chuva para áreas urbanas e fins não potáveis. São Paulo: Navegar editora, 2011. 208p.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Álvaro José Back

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0 - internacional), permite:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato para qualquer finalidade, mesmo comercialmente.
Adaptar — remixar, transformar e desenvolver o material para qualquer propósito, mesmo comercialmente.