Valorização da ciência em tempos conturbados

Os perigos do negacionismo das mudanças climáticas para o Brasil

Autores

  • Jose Antônio Marengo Orsini Cemaden- MCTI

Palavras-chave:

mudanças climáticas, ciência, desastres naturais

Resumo

Neste artigo de opinião aborda-se o tema de mudanças climáticas e desastres naturais, temas muito queridos por mim e nos quais eu trabalho por mais de 30 anos. Nos somos testemunhas como a ciência, o meio ambiente e a educação estão sendo tratados de uma forma que até parece que estamos regredindo para os tempos das trevas na idade média. Se questiona que a terra seja redonda e não plana, se questiona a teoria da evolução das espécies, se questiona o aquecimento global e ação humana na mudança de clima. Assistimos a tragédias ambientas tais como as secas e queimadas na Amazônia e Pantanal, as crises hídricas no Sudeste e Sul do Brasil, as enxurradas e deslizamentos de terra devido a chuvas intensas em Petrópolis, Angra dos Reis, Paraty em 2022 e em outras regiões e tempos que mataram centos de pessoas, vítimas inocentes do descaso dos governos locais que permitiram a construção de moradias em áreas de risco de desastres. Lembremos também as tragédias de Brumadinho e Mariana, desastres tecnológicos motivados pela cobiça de grandes empresas mineradoras onde lucro é mais importante que a segurança dos seus trabalhadores.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Jose Antônio Marengo Orsini, Cemaden- MCTI

Pesquisador 1-A do CNPq. Jose A. Marengo possui graduação em Fisica y Meteorologia - Universidad Nacional Agraria (1981), mestrado em Ingenieria de Recursos de Agua y Tierra - Universidad Nacional Agraria (1987) em Lima, Peru e doutorado em Meteorologia - University of Wisconsin - Madison (1991) em EUA. Fez pós doutorado na NASA-GISS e Columbia University em Nova York e na Florida State University na Florida, EUA em modelagem climática. Foi coordenador científico da previsão climática do CPTEC INPE. Atualmente é pesquisador titular e Coordenador Geral de Pesquisa e Desenvolvimento no CEMADEN (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação MCTI, onde trabalha com eventos extremos, desastres naturais e redução de risco aos desastres. É professor na pós graduação do INPE. 

Downloads

Publicado

2022-12-26

Como Citar

Orsini, J. A. M. . (2022). Valorização da ciência em tempos conturbados: Os perigos do negacionismo das mudanças climáticas para o Brasil. Agropecuária Catarinense, 35(3), 5–6. Recuperado de https://publicacoes.epagri.sc.gov.br/rac/article/view/1552

Edição

Seção

Opinião