Zoneamento climático da pupunha (Bactris gasipaes) para o estado de Santa Catarina

Autores

  • Angelo Mendes Massignam Epagri / Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catrina (Ciram)
  • Cristina Pandolfo Epagri/Ciram
  • Teresinha Catarina Heck Epagri/EEI
  • Luiz Fernando de Novaes Vianna Epagri/Ciram
  • Sergio Luiz Zampieri Epagri/Ciram
  • Juliane Garcia Knapik Justen Epagri/Gerência Regional de Rio do Sul

Palavras-chave:

Palmito, precipitação total anual, probabilidade de ocorrência de geada, temperatura média anual do ar

Resumo

A cultura da pupunha é opção rentável e alternativa para a produção sustentável de palmito. O objetvo deste trabalho foi elaborar o zoneamento climático para o cultivo da pupunha para produção de palmito no estado de Santa Catarina. As variáveis climátcas utlizadas foram: temperatura média anual do ar, precipitação total anual e probabilidade de ocorrência de geada mensal do mês de julho. As classes de aptidões climátcas para o zoneamento da pupunha foram: cultivo recomendado, cultivo tolerado e cultivo não recomendado. As áreas mais indicadas para o planto comercial da pupunha situam-se no Litoral Norte catarinense, áreas mais quentes e chuvosas do Estado. O cultvo não recomendado pelo zoneamento climátco no Estado é devido, principalmente, à restrição de temperatura média seguida da ocorrência de geada.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2020-04-28

Como Citar

Massignam, A. M., Pandolfo, C., Heck, T. C., Vianna, L. F. de N., Zampieri, S. L., & Justen, J. G. K. (2020). Zoneamento climático da pupunha (Bactris gasipaes) para o estado de Santa Catarina. Agropecuária Catarinense, 27(1), 86–90. Recuperado de https://publicacoes.epagri.sc.gov.br/rac/article/view/588

Edição

Seção

Artigo Científico

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>