Metodologia de avaliação de danos em maçã: PROAGRO

Autores

  • Marlon Francisco Couto Epagri/Gerência Regional de São Joaquim
  • Mateus Silveira Pasa Epagri/Estação Experimental de São Joaquim
  • Raul Cerqueira Epagri/Escritório Municipal de Painel
  • José Masanori Katsurayama Epagri/Estação Experimental de São Joaquim
  • Otto Werner Pires Epagri/Gerência Regional de Lages
  • Henrique Massaru Yuri Epagri/Gerência Regional de São Joaquim

Palavras-chave:

intempéries climáticas, mercado, produção, seguro, prejuízo

Resumo

O estado de Santa Catarina é o principal produtor nacional de maçãs, destacando as regiões do Planalto Sul Catarinense e do Alto Vale do Rio do Peixe. Segundo levantamento do Centro de Socioeconômica e Planejamento Agrícola (Epagri/Cepa), na safra 2014/2015, Santa Catarina produziu 619.328,70 toneladas de maçã, cerca de 3.017 produtores e um Valor Bruto de Produção (VBP) de aproximadamente 527,5 milhões de reais.
A cultura da maçã possui alto valor agregado ao final da colheita, quando somados custos de produção com o valor da fruta na safra, ou no acerto final com as empresas/cooperativas que compram ou armazenam a maçãs para ofertar durante o ano nos mercados interno e externo.
Nas regiões produtoras de maçã em Santa Catarina são comuns ocorrências de intempéries climáticas que causam sérios prejuízos nos pomares das empresas e das famílias de agricultores que produzem maçã, principalmente eventos climáticos relacionados com chuvas de granizo e geadas tardias. 

O Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro) tem por objetivo exonerar o beneficiário do cumprimento de obrigações financeiras em operações de crédito rural de custeio no caso de perdas das receitas em consequência das intempéries climáticas previstas nas normas do programa. O Proagro também prevê a indenização de recursos próprios utilizados pelo beneficiário no custeio rural, entre outras disposições gerais.
Esta publicação pretende, por meio da metodologia descrita e testada a campo, orientar e dar segurança aos técnicos da Epagri e da iniciativa privada em suas perícias. 

Dispõe sobre procedimentos para estimar de maneira coerente e segura os danos na produção de maçãs decorrentes dos principais eventos climáticos que trazem prejuízos recorrentes nos pomares de maçã.

Métricas

Visualizações em PDF
1,091
Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 202653
|

Downloads

Publicado

2019-08-01

Como Citar

Couto, M. F., Pasa, M. S., Cerqueira, R., Katsurayama, J. M., Pires, O. W., & Yuri, H. M. (2019). Metodologia de avaliação de danos em maçã: PROAGRO. Documentos. Recuperado de https://publicacoes.epagri.sc.gov.br/DOC/article/view/514