A Fisiografia como ferramenta para o planejamento do uso da terra em microbacias hidrográficas - I
Palavras-chave:
solos, paisagensResumo
Em termos mais concretos, a fisiografia é a geografia dos solos, enfocando principalmente o estudo das características externas das paisagens e a influência que elas exercem sobre as características internas ou pedológicas das mesmas. Na análise fisiográfica, todas as características das terras são consideradas e analisadas de maneira a agrupá-las em padrões homogêneos de relevo, considerando, ainda, além dos aspectos relacionados com o clima, geomorfologia e geologia, as propriedades físico-químicas dos solos (fatores determinantes). Dessa forma, ao término da análise fisiográfica, cada uma das unidades separadas define uma aptidão de uso própria. Portanto, as vantagens da utilização da análise fisiográfica como ferramenta para se classificar a aptidão
de uso das terras é inequívoca, se considerarmos a importância da homogeneidade dos fatores intrínsecos e extrínsecos que condicionam as características de cada unidade fisiográfica que compõe a área a ser mapeada.
Publication Facts
Reviewer profiles Indisp.
Author statements
- Academic society
- Epagri - Revista Agropecuária Catarinense
- Publisher
- Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina - Epagri
Referências
HUIZING, H. Land evaluation; lectures notes for the LE specialization. Ensched, Netherlands: Intern. Inst. for Aerospace Survey and Earth Sciences-ITC, 1992. 82p.
VILLOTA, H. Geomorfología aplicada a levantamientos edafológicos y zonificación física de las tierras. Bogotá: CIAF, 1991. 212p.
BOTERO, J.P. Guias para el análisis fisiográfico. Bogotá: Centro Interamericano de Fotointerpretación, 1977. 67p.
SOIL SURVEY MANUAL. Washington: USDA,1951. (USDA. Handbook, 18).
FORERO, P.M.C. Metodologia para levantamientos edafológicos; 1. parte: Princípios básicos en los levantamientos de suelos. Bogotá: CIAF/Unidad de Suelos y Agricultura, 1987. 86p.
MARQUES, J.Q. de A. Manual brasileiro para levantamento da capacidade de uso da terra. Rio de Janeiro: ETA Brasil- Estados Unidos, 1971. 433p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 José Augusto Laus Neto

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
