Avaliação do desempenho de colônias de abelhas africanizadas e italianas híbridas

Autores

  • Geraldo Moretto Fundação universitária de blumenau
    • Fernando Luis Cassini EPAGRI/Parque Ecológico Cidade das Abelhas

      Palavras-chave:

      mel, geléia real, Apis

      Resumo

      Este trabalho teve como objetivos: • Verificar a influência da raça de abelhas na capacidade de postura de rainhas africanizadas e italianas; • Verificar a capacidade de armazenamento de pólen e mel das colônias de abelhas africanizadas e italianas híbridas. Nesse trabalho, embora as condições de fluxo de alimento onde se instalou o apiário experimental não refletissem as condições ideais para a produção de mel e pólen, pode-se verificar que as abelhas africanizadas e italianas apresentam o mesmo desempenho quanto à quantidade de cria, o que deve determinar similar tamanho na população de abelhas adultas entre essas duas raças de abelhas. No entanto, quando se compara a performance quanto às áreas médias de favos ocupadas com mel e pólen, verifica-se que as abelhas
      africanizadas são mais eficientes que as italianas híbridas em armazenar esses tipos de alimento.

      Downloads

      Os dados de download ainda não estão disponíveis.

      Biografia do Autor

      • Geraldo Moretto, Fundação universitária de blumenau

        biólogo, M.Sc., Centro de Ciências Exatas e Naturais, Universidade Regional de Blumenau

      • Fernando Luis Cassini, EPAGRI/Parque Ecológico Cidade das Abelhas

        eng. agr., Cart. Prof. no 7.173-D, CREA-SC, EPAGRI/Parque Ecológico Cidade das Abelhas

      Referências

      NOGUEIRA NETO, P. Notas sobre a história da apicultura do Brasil. In: CAMARGO, J.M.F. Manual de apicultura. São Paulo: Agronômica Ceres, 1972. p.17-32.

      BRANDEBURGO, M.A.M. Estudo da influência do clima na agressividade da abelha africanizada. Ribeirão Preto: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto/ USP, 1970. 149p. Tese Mestrado.

      STORT, A.C. Genetic study of agressiveness of two sub-species of Apis mellifera in Brazil. Revista Brasileira de Genética, Ribeirão Preto, v.8, p.285-294, 1980.

      BRANDEBURGO, M.A.M. Comportamento de defesa e aprendizagem de abelhas africanizadas: Análise de correlação entre variáveis biológicas e climáticas, herdabilidade e observações entre colônias irmãs. Ribeirão Preto: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto/USP, 1986. 156p. Tese Doutorado.

      MORETTO, G.; GONÇALVES, L.S.; DE JONG, D. Heritability of Africanized and European honey bee defensive behavior against mite Varroa jacobsoni. Revista Brasileira de Genética, Ribeirão Preto, v.16, p.71-77, 1993.

      COSENZA, G.W. Melhoramento de abelhas por meio de hibridização e seleção. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE APICULTURA, 2., 1972, Sete Lagoas, MG. Anais . Sete Lagoas: IPACO/Seção de Entomologia, 1974. p.133-135.

      Downloads

      Publicado

      01-09-1996

      Edição

      Seção

      Artigo Científico

      Como Citar

      Avaliação do desempenho de colônias de abelhas africanizadas e italianas híbridas. (1996). Agropecuária Catarinense, 9(3), 5-6. https://publicacoes.epagri.sc.gov.br/rac/article/view/2075