A importância do erro experimental
DOI:
https://doi.org/10.52945/rac.v19i1.920Palavras-chave:
variação ambiental, diferença mínima significativa.Resumo
O erro experimental resulta dos efeitos de fatores não controlados que causam variação e ocorrem de forma aleatória entre as unidades que receberam os tratamentos, não pode ser conhecido individualmente e tem interferência nos testes de hipóteses e nos procedimentos para comparações de médias. O objetivo dessa revisão é discutir a importância do erro experimental no teste F e na diferença mínima significativa (DMS) utilizada nos procedimentos de comparações múltiplas de médias, exemplificando com um ensaio de competição de cultivares de feijoeiro. A DMS se eleva quando há aumento no quadrado médio do resíduo. Para o exemplo, quando o coeficiente de variação aumenta de 5% para 20%, a DMS aumenta em quatro vezes nos testes de Scheffé e Tukeye cinco para Dunnett e Duncan. Para um coeficiente de variação de 20%, a DMS é mais de 50% da média das cultivares para os testes de Scheffé e Tukey. Observa-se uma DMS entre dois tratamentos maior que a média do experimento com um coeficiente de variação de 35% utilizando-se o teste de Scheffé.
Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
27-05-2006
Edição
Seção
Artigo Científico
Licença
Copyright (c) 2006 Agropecuaria catarinense

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0 - internacional), permite:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato para qualquer finalidade, mesmo comercialmente.
Adaptar — remixar, transformar e desenvolver o material para qualquer propósito, mesmo comercialmente.
Como Citar
A importância do erro experimental. (2006). Agropecuária Catarinense, 19(1), 78-81. https://doi.org/10.52945/rac.v19i1.920