SCS374 Litorânea: novo cultivar de alface lisa selecionado no sistema orgânico de produção

Autores

  • Rafael Gustavo Ferreira Morales Epagri EEI
  • Euclides Schallenberger Epagri EEI
  • Rafael Ricardo Cantú Epagri EEI
  • Alexandre Visconti Epagri EEI
  • Marcelo Mendes De Haro Epagri EEI

DOI:

https://doi.org/10.52945/rac.v30i3.225

Palavras-chave:

Lactuca sativa L., pendoamento tardio, Bremia lactucae

Resumo

O cultivar de alface SCS374 Litorânea é resultante de um prolongado trabalho de seleção de plantas de alface do cultivar Empasc 357 (Litoral), realizado dentro do sistema orgânico de cultivo. O trabalho de seleção iniciou em 2008 com o objetivo de obter plantas mais produtivas, pendoamento tardio e menor suscetibilidade às doenças foliares. O trabalho de avaliação foi realizado na área de pesquisa em hortaliças da Epagri de Itajaí e também em propriedades rurais de tradicionais produtores de alface em sistema orgânico de produção do Litoral e Vale do Itajaí, em Santa Catarina. O cultivar SCS374 Litorânea destacou-se por apresentar peso médio e diâmetro da cabeça de 312g e 40cm, respectivamente, número médio de 44 folhas por planta, sete dias a mais para iniciar o pendoamento e menor suscetibilidade ao míldio. O cultivar SCS374 Litorânea destacou-se em praticamente todas as características avaliadas, sendo por esse motivo inscrito no Registro Nacional de Cultivares, junto ao MAPA, sob a inscrição n. 36084.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Rafael Gustavo Ferreira Morales, Epagri EEI

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2006), atuando principalmente na área de fitopatologia e microbiologia. Mestre em Fitotecnia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (2010), trabalhando com melhoramento do morangueiro e marcadores moleculares. Doutor em Fitotecnia pela Universidade Federal de Lavras, atuando na área de melhoramento de hortaliças, com ênfase na cultura do tomateiro e estresses ambientais. Foi bolsista PNPD pela Universidade Federal do Paraná, trabalhando com resistência de fitopatógenos a fungicidas. Atualmente é pesquisador da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina- Epagri, atuando na área de olericultura na Estação Experimental de Itajaí-EEI. As principais linhas de pesquisa hoje são: melhoramento de cultivares de alface e tomate para o sistema orgânico; manejo de plantas no sistema hidropônico e semi-hidropônico; automação de baixo custo para a olericultura catarinense.

Downloads

Publicado

2017-12-07

Como Citar

Morales, R. G. F., Schallenberger, E., Cantú, R. R., Visconti, A., & De Haro, M. M. (2017). SCS374 Litorânea: novo cultivar de alface lisa selecionado no sistema orgânico de produção. Agropecuária Catarinense, 30(3), 45–49. https://doi.org/10.52945/rac.v30i3.225

Edição

Seção

Germoplasma

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>