SCS374 Litorânea: novo cultivar de alface lisa selecionado no sistema orgânico de produção

Autores

  • Rafael Gustavo Ferreira Morales Epagri EEI
  • Euclides Schallenberger Epagri EEI
  • Rafael Ricardo Cantú Epagri EEI
  • Alexandre Visconti Epagri EEI
  • Marcelo Mendes De Haro Epagri EEI

Palavras-chave:

Lactuca sativa L., pendoamento tardio, Bremia lactucae

Resumo

O cultivar de alface SCS374 Litorânea é resultante de um prolongado trabalho de seleção de plantas de alface do cultivar Empasc 357 (Litoral), realizado dentro do sistema orgânico de cultivo. O trabalho de seleção iniciou em 2008 com o objetivo de obter plantas mais produtivas, pendoamento tardio e menor suscetibilidade às doenças foliares. O trabalho de avaliação foi realizado na área de pesquisa em hortaliças da Epagri de Itajaí e também em propriedades rurais de tradicionais produtores de alface em sistema orgânico de produção do Litoral e Vale do Itajaí, em Santa Catarina. O cultivar SCS374 Litorânea destacou-se por apresentar peso médio e diâmetro da cabeça de 312g e 40cm, respectivamente, número médio de 44 folhas por planta, sete dias a mais para iniciar o pendoamento e menor suscetibilidade ao míldio. O cultivar SCS374 Litorânea destacou-se em praticamente todas as características avaliadas, sendo por esse motivo inscrito no Registro Nacional de Cultivares, junto ao MAPA, sob a inscrição n. 36084.

Biografia do Autor

  • Rafael Gustavo Ferreira Morales, Epagri EEI
    Possui graduação em Agronomia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2006), atuando principalmente na área de fitopatologia e microbiologia. Mestre em Fitotecnia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (2010), trabalhando com melhoramento do morangueiro e marcadores moleculares. Doutor em Fitotecnia pela Universidade Federal de Lavras, atuando na área de melhoramento de hortaliças, com ênfase na cultura do tomateiro e estresses ambientais. Foi bolsista PNPD pela Universidade Federal do Paraná, trabalhando com resistência de fitopatógenos a fungicidas. Atualmente é pesquisador da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina- Epagri, atuando na área de olericultura na Estação Experimental de Itajaí-EEI. As principais linhas de pesquisa hoje são: melhoramento de cultivares de alface e tomate para o sistema orgânico; manejo de plantas no sistema hidropônico e semi-hidropônico; automação de baixo custo para a olericultura catarinense.

Downloads

Publicado

2017-12-07

Edição

Seção

Germoplasma

Como Citar

SCS374 Litorânea: novo cultivar de alface lisa selecionado no sistema orgânico de produção. (2017). Agropecuária Catarinense, 30(3), 45-49. https://publicacoes.epagri.sc.gov.br/rac/article/view/225

Artigos Semelhantes

1-10 de 24

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>